Considerada cidade modelo, Joinville vem atraindo novos moradores a cada dia, que estão em busca de trabalho e, principalmente, qualidade de vida. Apesar de ser a maior, e mais populosa, cidade de Santa Catarina — no último censo contava com 577.077 habitantes, ainda guarda aquele ar de cidade do interior.

Qualidade de Vida

Manter essa rotina de cidade pequena talvez tenha sido o motivo que deu recentemente a Joinville o segundo lugar na lista das melhores cidades brasileiras para se viver.  A possibilidade de morar perto do trabalho e o trânsito que, apesar de ser um pouco mais carregado nos horários de pico, ainda ser bem mais tranquilo do que nas grandes cidades do país, fazem a diferença.
O custo de vida em Joinville ainda é considerado baixo se comparado com as principais cidades da região.  Segundo o site Custo de Vida, viver em Joinville é 33,6% mais barato do que em Florianópolis, que está a apenas 2 horas de distância. E 39,5% que São Paulo, onde a qualidade de vida é muito baixa.
Diversas startups têm apostado em fixar suas sedes em Joinville, justamente por terem como um de seus valores proporcionar qualidade de vida a seus colaboradores.

Empregos em Joinville

A cidade de Joinville foi a maior responsável pela criação de vagas de emprego no Brasil em 2017, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).  Grande parte no setor de serviços, como manutenção de equipamentos, logística e transporte. Isso porque a cidade conta com o terceiro maior polo industrial da região sul, bem como detêm 20% das exportações de Santa Catarina.
O município abriga grandes empresas como Whirlpool Latin America, Tigre e Embraco.
A tecnologia, como citamos, também está presente nesse crescimento, com o aumento frequente das incubadoras e aceleradoras. A cidade, inclusive, inaugurará em 2019 um imenso parque tecnológico com a finalidade de abrigar, em um único lugar, esses e quaisquer outros tipos de atividades relacionadas à tecnologia e inovação.
E não para por aí, em 2017 a cidade recebeu o título de uma das melhores do Brasil para empreender novos negócios e a melhor para atrair investimentos estrangeiros da América Latina.

Melhores bairros em Joinville

Que Joinville é um excelente lugar para viver não há dúvida, mas como em qualquer lugar, existem umas regiões melhores que outras. E a escolha de uma casa ou apartamento para morar é muito pessoal.
Por isso, listamos abaixo os bairros mais citados como os “melhores” para se morar levando-se em conta os seguintes itens: distância do centro da cidade e das opções de lazer, infraestrutura (comércio, educação, saúde), trânsito, facilidade de acesso e segurança.
Bairros mais citados: América, Costa e Silva, Saguaçu e Santo Antônio.

Como chegar em Joinville

De avião: O aeroporto de Joinville, Lauro Carneiro de Loyola, está a 13km do centro da cidade e recebe voos das maiores capitais do Brasil diariamente.
De carro: A cidade tem acesso pela BR 101.
Ônibus: A rodoviária da cidade (Estação Rodoviária Harold Nielson) fica no bairro Anita Garibaldi e recebe ônibus intermunicipais e interestaduais diariamente.

Clima

Devido a sua baixa altitude e por estar cercada de montanhas, a cidade mantém temperaturas mais elevadas ao longo do ano. No verão os termômetros podem passar dos 40º centígrados e no inverno o mínimo já registrado foi de 3º centígrados.
É uma região em que ocorrem chuvas frequentes, não é a toa o apelido “Chuville”, com possibilidade de tempestades no verão. Por estar praticamente no nível do mar, essas tempestades causam diversos pontos de alagamento pela cidade.

Opções de cultura e lazer

Joinville abriga diversos eventos culturais ao longo do ano, alguns de grande destaque. A Festa das Flores , que é realizada todo mês de novembro. A Coletiva de Artistas, que acontece no Museu de Arte de Joinville e apresenta obras de artistas locais. O Joinville Jazz Festival. E o Festival de Dança de Joinville, mundialmente reconhecido como o maior dessa natureza pelo Guinness Book.
Um dos grandes orgulhos da cidade é o fato de abrigar a única filial da Escola do Teatro Bolshoi, para formação de bailarinos e bailarinas, fora da Rússia.
Para quem gosta de boa comida e bebida, Joinville possui uma via gastronômica, a Rua Visconde de Taunay, onde se reúnem diversos restaurantes, pubs e bares. Inclusive, a cidade abriga cervejarias artesanais reconhecidas nacionalmente, como a Opa Bier.
Um dos atrativos naturais da região é a Baía de Babitonga, que é a maior baía navegável do Estado. Nele é possível fazer passeios de barco (o Barco Príncipe), partindo do pier localizado no bairro Espinheiros.
Para quem tiver um pouco mais de tempo, a proximidade das praias de Florianópolis é uma opção de passeio. A capital fica a apenas 2 horas de Joinville.

Principais Pontos Turísticos de Joinville

A região oferece inúmeras opções turísticas tanto para quem procura estar próximo à natureza, quanto para quem quer aprender um pouquinho mais da história da cidade. Destacamos alguns principais.
    • Museu Nacional da Imigração e Colonização: Antigo Palácio dos Príncipes, um prédio histórico, localizado no centro da cidade. Onde se pode conhecer os objetos utilizados pelos imigrantes e passear pelos belos jardins.
    • Rua das Palmeiras: Bem em frente ao Museu Nacional da Imigração. Um dos cartões postais da cidade. É tomada por altas palmeiras, que foram plantadas em 1873, e flores.
    • Mirante: Uma estrutura circular de 250m de altura, no topo do Morro da Boa Vista, proporciona uma visão de toda a cidade de Joinville. A escadaria é longa, mas a vista vale a pena.
    • Parque Zoobotânico: Para quem gosta de estar perto da natureza. Perfeito para um passeio em família. Possui um lago, quiosques e parquinhos. A parte do Zoo conta com aproximadamente 200 animais. (Rua Pastor Guilherme Rau, 462 – Saguaçú, Joinville – SC)
    • Estrada do Rio Bonito: No Km 22 da BR-101 na Zona Rural. Uma estrada cheia de beleza natural e muita arquitetura e gastronomia de origem germânica. No final da estrada você encontra um dos mais famosos restaurantes típicos da região, o Rio Bonito, com muito espaço para lazer e algumas trilhas.
  • Estação da Memória: Funcionou como estação ferroviária entre 1906 e 1996. Transformada em museu em 2008. Possui parque para as crianças, ciclovias e ampla área de lazer. (R. Leite Ribeiro – Anita Garibaldi, Joinville – SC)
Morar em Joinville é bom?
Rua das Palmeiras – o primeiro ponto turístico que visitei



Joinville tem crescido a passos largos, mas ainda é um refúgio para quem quer fugir das grandes metrópoles.  Ainda é aquela cidade que fica silenciosa a noite, que quase nada abre aos domingos, que as pessoas se cumprimentam. Se é isso que você procura, esse é o seu lugar.

Categorias: Social

10 comentários

Cynthia · 15 de novembro de 2018 às 11:54

Olá Marcio gostaria de saber a respeito de bairros tranquilos para se morar em que a enchente não chegue, ouvi dizer que tem alagamentos em Joinville. Sou de Muriaé MG e minha família e eu estamos indo embora para Joinville. Você tem ideia de quanto seria necessário para se ganhar em Joinville e ter uma vida tranquila? Qual seria o mínimo que eu teria que ganhar para viver descendente ai? Se puder me responder em valores serei grata. Meu marido e eu temos dois filhos, pensamos muito por conta dos dois. Não dá para se arriscar pelo mundo afora. Desde já agradeço.

Andreia · 13 de novembro de 2018 às 13:09

Olá Marcio! Amei tudo que li, e há algum tempo estou estudando uma forma de me mudar também… gostaria de algumas dicas!

Marcio Mendes · 24 de outubro de 2018 às 17:29

Boa tarde Marcio, então sou morador do RJ também e o seu relato me deixou animado para conhecer e quem sabe ir morar em joenvile porém tenho algumas duvidas que quase com certeza não consegueria tirar se não fosse com alguem que mora ai, por isso vou abusar de sua boa vontade e perguntar se você sberia informar se existe escolas ou instiruições de ensino que são voltadas para crianças com necessidades especias e se possivel também se existe um bom suporte medico na região, hospitais e clinicas. Agradeço muito pela sua iniciativa e atenção.

    Marcio Cunha · 25 de outubro de 2018 às 13:12

    Olá Marcio. Sobre escolas para deficientes, eu pessoalmente não sei informar, mas acredito que sim, pois o ensino público infantil aqui na cidade é muito bem e bem premiado a nível nacional. Em relação à educação pública, não tenho do que reclamar, e já já estarei matriculando meu filho. Sobre hospitais, há sim. Aqui na cidade de Joinville está o Hospital Infantil, referência em tratamentos infantis e com emergência pediátrica.

Mateus Botelho · 14 de outubro de 2018 às 14:40

Estou fazendo uma pesquisa de valores de aluguel para residência em Joinvile. Você tem alguma noção? Moro em Belo Horizonte e estou concorrendo a uma vaga de trabalho aí. ..
Estou na dúvida quanto a custo de vida (aluguel) e escola para meus filhos (8 e 5 anos).

    Marcio Cunha · 14 de outubro de 2018 às 18:22

    Olá. Valores de aluguel depende muito do bairro… Aqui no Costa e Silva um apartamento com 2 quartos e vaga está em média 750.

Kleyton Soares · 21 de setembro de 2018 às 19:38

Márcio,
Vi seu vídeo a respeito de empregos em Joinville, você citou que Indústria gera grande parte dos empregos.
Então gostaria que vc falasse um pouco sobre o setor de Comércio, ( Distribuidora de Alimentos, Mercados etc).

    Marcio Cunha · 14 de outubro de 2018 às 18:24

    Olá. O comércio aqui eu acho bem vazio… Aqui existem lojas imensas e lindas, mas é raro eu ver uma dessas lojas cheias. Mas… se estão lá elas conseguem se manter! Boa sorte!

LEANDRO SANTANA ALVES · 18 de setembro de 2018 às 13:42

Boa tarde, Márcio , moro no RJ, estou há 3 anos querendo sair do RJ e morar no Sul e Joinville é uma das minhas cidades preferida , gostei muito do seu vídeo

    Marcio Cunha · 14 de outubro de 2018 às 18:24

    Obrigado! O Rio está numa situação insuportável…

Deixe um comentário