Aprenda a diferenciar os termos e-business e e-commerce
No Brasil é frequente pequenos empresários, especialmente os mais afastados dos centros urbanos, estarem pouco familiarizados com a informatização do seu negócio. O fato, é que nos dia atuais cada vez mais o mercado capital está circulando nos meios tecnológicos e os setores de e-commerce e e-business tem se beneficiado disso e estão alavancando cada dia mais.
O termo chamado “e-business” representa basicamente “negócios eletrônicos”. Ou seja, e-business está associado à sua estratégia de comunicação da empresa com seu marketing, treinamento de corpo funcional, contato com fornecedores, etc. Seja a atividade interna através de uma rede própria, pela internet ou por uma rede própria externa chamada de extranet.
O termo “e-commerce” possui relação com as atividades comerciais da empresa na internet. Essas atividades comerciais são caracterizadas por transações de compra ou venda onde as partes só se comunicam eletronicamente. Um site de venda por exemplo, é uma atividade de e-commerce daquela empresa.
O e-business é mais amplo, e engloba a prática do e-commerce. Resumindo, o e-commerce faz parte de um e-business.