X
    Categories: Análises

Textão: Porque o Google Fotos é o melhor serviço para guardar suas fotos?

Já fazem alguns anos que venho defendendo junto aos meus conhecidos o uso do Google Fotos como armazenamento das fotos e vídeos nos smartphones. A cada atualização significativa dos concorrentes como o Flickr, o OneDrive e o Dropbox, instalo-os novamente para testar os novos recursos, e também para manter um segundo backup caso um dia os servidores do Google venham a explodir.

Aproveitei minha viagem em agosto de 2016 para Penedo, onde tirei 288 fotos com meu Galaxy S7 e mais 4 vídeos curtos. Aproveitei essa quantidade de dados para experimentar novamente o backup em vários serviços. Segue aqui minha opinião sobre o uso em cada um deles:

OneDrive

Possuo ainda a minha assinatura do Office ativa a mais de um ano, o que me dá sempre a oportunidade de estar retestando os produtos Microsoft com frequência, em casa e no trabalho. Com orgulho posso dizer que não dependo da utilização da suite paga da Microsoft, mas isso é assunto pra depois.

Uma das coisas que mais me enchem os olhos para tentar usar o OneDrive, é que o aplicativo está disponível pro Xbox One! É muito legal poder ver as fotos, álbuns e vídeos diretamente pelo console. Nessa história só há com grande problema: o OneDrive é o pior serviço quando o assunto é upload dos arquivos de mídia… para se ter uma idéia, minhas 288 fotos e 4 vídeos totalizaram quase 3gb de dados. Quando cheguei em casa no meu wifi de confiança, o Google Fotos foi o primeiro a concluir o trabalho de backup de todos esses ficheiros, deixando os 4 vídeos por último, todo o processo durou cerca de uma noite. Quando acordei no dia seguinte, o OneDrive ainda não havia nem chegado na metade do upload dos arquivos, e não deu preferência às fotos primeiro.

O OneDrive só concluiu o serviço em meados do dia, foi o último serviço a completar a tarefa. Se o OneDrive melhorasse nesse aspecto, com certeza seria o melhor serviço da categoria, mas mesmo após todos esses anos não é. E se duvida de mim, pesquiso no Google sobre lentidão de upload no OneDrive. É um problema internacional.

Como se já não bastasse o fracasso citado acima, a reprodução desses arquivos não é eficaz. Ao reproduzir um álbum de fotos, tem foto que carrega rápido e tem foto que de tanto esperar você é obrigado a pular pra próxima. Digo isso porque fotos de boa qualidade chegavam a pesar quase 6mb, e nem adianta falar que a culpa é da internet, porque tanto o Flickr como o Fotos reproduzem com perfeição. A reprodução de vídeo melhorou, mas continua com o problema de parecer que a taxa de download é limitada, portanto, nada de reproduzir sem travamentos seus vídeos em HD.

Como eu já disse, o OneDrive tem tudo pra dar certo um dia. Mas por enquanto continua insuportável pra mim. O layout via web é ruim, e monta álbuns sem nenhuma inteligência. Por fim, continuo usando como backup secundário quando eu tiver paciente pra isso. No dia a dia, eu instalo pra fazer o backup de uma viagem longa e logo depois desinstalo.

Dropbox

Usei o Dropbox por muitos anos antes de existir o Google Drive, e em outro textão falarei o porque da troca. Hoje em dia nem sei se o Dropbox seria um serviço de backup de fotos, visto que o serviço deles que fazia uma organização legal das fotos, o Carousel, foi descontinuado. O Dropbox é um serviço sem futuro pra mim, perdeu espaço. E só três tipos de pessoas ainda o usam: os que são usuários antigos, os que não conhecem os concorrentes, ou simplesmente os puxa sacos. Eu abandonei. Achei que valia a pena colocá-lo nessa lista só para desabafar mesmo. O gerenciamento de fotos é exatamente o mesmo que o de arquivos, portanto, pra isso já existem melhores.

Flickr

O Flickr é para muitos o principal serviço de backup de fotos. E eu posso entender o porque: ele dá 1tb de espaço para hospedar os arquivos de fotos e aceita vários formatos profissionais, embora algumas ferramentas só estejam disponíveis para quem paga pra ser pro no serviço.

Até pouco tempo atrás uma coisa me incomodava no Flickr e felizmente foi corrigido: a necessidade de se ter uma conta Yahoo com domínio @yahoo pra usar o serviço. Essa limitação não fazia sentido algum pra mim, parecia a Apple, com medo de perder cliente para a concorrência. Como eu disse, felizmente foi corrigido e hoje posso usar meu e-mail no Gmail como conta Yahoo.

Uso o Flickr hoje para hospedar fotos do trabalho. Como eu elejo o Google Fotos como meu serviço principal, e você já vai saber porque, uso o Flickr como segundo serviço, somente privado, para armazenar galerias de fotos relacionadas ao meu trabalho. Mesmo não dando muito crédito, acho o Flickr a melhor opção popular para quem precisa expor trabalhos profissionais de fotografia. Estranhou que eu disse popular? Pois bem, o melhor serviço para hospedar fotos profissionais na minha opinião é o 500px, já falarei dele.

Deixo aqui também o meu medo de que o Flickr, em decorrência de ser um produto da Yahoo, venha a ter problemas ou até mesmo a desaparecer do mercado em alguns anos. Como percebes, a Yahoo em meio a tanta crise caiu drasticamente na minha bolsa de valores pessoal.

Apple

Coloquei aqui para apenas dizer que estive a 5 meses atrás usando um iPhone 6S com um iPad e um Macbook Air, portanto, posso dizer que testei com louvor o ecossistema da Apple em relação a fotos, inclusive adquirindo aplicativos pagos para tal.

imagem: SouthPark Studios

Algumas coisas sinceramente me irritam na Apple e eu não canso de dizer. Como pioneira nos telefones smarts e pioneira em serviços como o iCloud, a Apple é o cavalinho de apostas que só corre pra chegar em último. Possui os serviços menos evoluídos do mercado, o iCloud quase nem dá espaço de armazenamento para testar e os preços praticados são fora da realidade até mesmo para o nível internacional. Não consigo entender como um ser humano geek consegue se sujeitar aos serviços da Apple, se fosse minha mãe eu até entenderia, mas humanos com capacidade de manusear qualquer tipo de tecnologia precisa admitir que a Apple perdeu muito espaço aqui e que possui o pior serviço de armazenamento do mercado. Tive curiosidade de experimentar, experimentei e caí fora.

Meus dispositivos Apple sofreram  com problemas de sincronismo durante toda minha “estadia” na plataforma. Não só com a parte de imagens, mas também com os Podcasts do iTunes e o iBooks, infelizmente. Até pouco tempo atrás, a Apple usava servidores da Amazon para hospedagem.

Uma coisa me chamou a atenção enquanto estive na Apple: as fotos em proporção obrigatoriamente em 4:3. Uns dizem que esse é o formato mais usado profissionalmente, mas sei lá, acho que o que esses profissionais que entendem de fotografia eles precisam entender mais de tecnologia. Felizmente, estou livre disso. Continuo orgulhosamente no 16:9, me permitindo quando eu quiser, fotografar também em 4:3. Sem contar que no 500px e mesmo no Flickr, fotos profissionais são em 16:9. E a câmera do iPhone está longe de sequer parecer com uma câmera profissional, tampouco a Apple possui dispositivos neste mercado de fotografia.

Instagram

O Instagram é o serviço de hospedagem de fotos social mais popular juntamente com o Facebook. Mas não conta com um serviço de upload automático. Portanto só uso como rede social mesmo e postando hora ou outra algumas fotos mal cortadas para o formato 4:3. Instagram só por diversão mesmo. Não considero guardar fotos por lá. Dá uma passada lá na minha galeria clicando aqui.

Facebook

O Facebook possui um serviço de upload automático de fotos. Mas você já entrou na sua aba Fotos lá na plataforma? Se já, já deve ter percebido a verdadeira zona que é. Fotos pessoais, juntas com fotos públicas e memes compartilhados numa mesma tela, isso é no mínimo uma zona total pra mim. Não uso para guardar minhas fotos. Só uso para mostrar viagens e outros para amigos e familiares. Mas coloquei aqui para efeito de comparação, já que se inclui na categoria.

500px

Uma verdadeira plataforma para fotógrafos profissionais e amantes de boa fotografia, como eu. O serviço possui limitações para usuários não pagantes, e é muito completo para usuários vips. Se quer uma rede social voltada pra fotos, o 500px é o lugar certo. Uso o serviço a muitos anos, mas possuo apenas uma pequena galeria lá, onde posto os meus melhores shots, todos feitos por câmeras de celular. Confere lá meus cliques clicando aqui.

Meu preferido: o imbatível Google Fotos (antigo Picasa)

Enfim cheguei onde eu queria. E vou dizer porque é meu preferido. Você conhece algum serviço que ao mesmo tempo que faz seu backup, armazena suas informações de localização e monta um álbum como uma apresentação profissional especialmente pra você? Os bairros que você passou, os locais onde as fotos foram tiradas, tudo isso sendo guiado numa apresentação de slides bem interativa que pode ser rodava em qualquer plataforma? Pois bem, o Fotos faz isso e muito mais (Ah, você não deixa sua localização ativada? Tem medo de ser espionado? Então desconecte-se da internet forever XD).

Usando o armazenamento do Google Drive como limite de espaço, o Google Fotos oferece ainda armazenamento ilimitado, caso queira abrir mão de fotos acima de 1080P de resolução. Todos os uploads realizados, sejam em resolução comprimida ou em full, são exibidas muito rapidamente em todos os dispositivos com o Google Fotos instalado, inclusive vídeos. Funcionou perfeitamente nos meus Apple do passado, funciona no Windows, em webapps, em dispositivos móveis, etc.

Certa vez fiz um upload de um vídeo de 400mb para o serviço, e consegui reproduzir com eficiência tanto via web como no iPad que eu tinha.

Junte essas vantagens aos recursos renovados quase sempre pelo Google, como detecção de objetos, pesquisa neural, álbuns compartilhados e download de álbuns inteiros sem limite de conteúdo para o dispositivo Android ou iOS, não tem como negar que de longe é o melhor e mais otimizado serviço, e isso que importa, otimização.

Felizmente existe serviços como este no mercado atual. E felizmente também existe quem defenda outros serviços, pois sem concorrência eu não teria tanta qualidade no serviço que eu uso e pretendo usar por muito tempo ainda, não por puxar saco de uma marca, mas por estar acompanhando as tecnologias a anos e anos e vendo a evolução de cada produto.

Saber que você usa um produto que te atende perfeitamente e sentir a segurança que pode confiar nela por muitos anos, não tem preço. Felizmente no meu passado me desgarrei de serviços tidos como únicos, como o Flickr e o Dropbox, e experimentei novas soluções, chegando a opinião própria de qual é o melhor e qual não vai atender a longo prazo.

É como acontece hoje com o Spotify. Muitos usam apenas por ser o Spotify, mas quando perceberem que existem outros tão bom ou melhores no mercado vão olhar pra trás e ver o tempo perdido num serviço apenas pela popularidade (em breve farei meu comparativo entre o Spotify, Play Music e Pandora e Deezer, fui assinante em todos, antes mesmo de serem populares por aqui).

Lembro-me quando lançaram o Facebook. Todos eram felizes e contentes no Orkut, e só eu anunciava o Facebook a amigos e familiares como um serviço a ser dado crédito. Ninguém ouviu, até que com a popularização e a onda da Maria vai com as outras, a plataforma se encheu rapidamente, falindo o saturado Orkut.

Hoje vejo outras redes com potencial, mas não adianta, o povo só muda quando a onda vier. Portanto deixo aqui a minha dica:

Saia da mesmice e teste novos serviços e produtos! Abram suas mentes, tem muita gente boa onde ninguém dá importância.

Saudações!

Marcio Cunha:
Related Post