X
    Categories: Social

Roteiro Paradas para Viagem SC-RJ (e RJ-SC)

Em 2022 completo 4 anos morando em Joinville, Santa Catarina. Pelo menos uma vez ao ano, vou ao Rio de Janeiro visitar família e amigos, e ao longo destes anos de viagem, conhecemos diversos pontos interessantes de paradas de estrada. Desde alimentação à descanso.

Por estar viajando com criança, gosto de fazer minha jornada de ida (SC>RJ) em dois dias. Assim é possível também relaxar e curtir um pouco mais a viagem.

Costumo fazer da seguinte forma: no primeiro dia, saio de Joinville rumo à São José dos Campos, viagem que leva em torno de 8 horas no total, onde passo a noite. No dia seguinte, Parto de São José dos Campos para o destino em Rio de Janeiro/RJ, levando em torno de 4h de viagem, o que me permite sair do hotel em SJC pela manhã e chegar no Rio por volta do horário de almoço ainda.

Na volta, gosto de fazer exatamente o caminho contrário, indo do Rio para São José dos Campos, e no dia seguinte fazendo o trajeto maior, até Joinville.

Poderíamos parar mais “no meio do caminho” em ambos os casos. Mas depois de alguns “experimentos”, SJC é uma cidadezinha tranquila, com custo de hospedagem e alimentação menor, hotéis à beira da Dutra, enfim, um excelente ponto de pernoite.

Abaixo, vou deixar meu roteiro de paradas para que experimentem e opinem (e me indiquem) mais paradas de beira de estrada interessantes:

Primeiro parte: Joinville ao Rio de Janeiro

1 – Parada Chapecó (Garuva, SC)

Nossa primeira para já é mais ou menos saindo meia hora de Joinville. Como acabamos de sair de casa, aqui é uma parada com o único objetivo de ver as legais esculturas de dinossauros e outros animais.

2 – Restaurante e Lanchonete Descanso do Sul (Miracatu, SP)

Aqui costumamos fazer a nossa parada de almoço. É um pequeno restaurante buffet livre com um bazar de lembranças bem legal.

3 – São José dos Campos (SP)

Nossa terceira parada na ida já é São José dos Campos, que possui vários hotéis bons com café da manhã, logo ali na beira da Dutra. Acho também que é a melhor cidade para completar o tanque do carro.

4 – Graal Alemão (Queluz, SP)

No dia seguinte, nossa primeira parada é no Graal Alemão, que possui uma estrutura muito legal e bonita, além de alguns pontos para tirar foto.

5 – Serra das Araras (entre Piraí e Paracambi, RJ)

Fechando como nossa provável última parada, passamos pela Serra das Araras, famosa serra que tem o famoso farol abandonado. No mirante do farol, sempre há um quiosque com banheiro e com alguns itens e frutas à venda.

Segunda parte: Rio de Janeiro à Joinville

1 – Cachaço (Resende, RJ)

Nossa primeira parada na volta Santa Catarina, é no nosso já tradicional Cachaço. Um restaurante num posto de gasolina em Resende que descobrimos, e desde então, sempre chegamos por lá justo na hora do almoço!

2 – São José dos Campos (SP)

Nossa segunda parada já é São José dos Campos, estando a 4h desde a saída do Rio. Esse é o dia que dá para aproveitarmos e conhecermos mais a cidade. Há um parque muito legal e também alguns shoppings na região. Esta foto é no Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da Cidade.

3 – Chalé da Pamonha (Santa Isabel, SP)

A próxima parada é do Chalé da Pamonha, um lugarzinho na beira da Dutra com boas opções de alimentação, banheiro, e uma mini fazenda com bastante animais e esculturas para fotos.

4 – Posto Panterão (São Lourenço da Serra, SP)

Nosso almoço da viagem de volta nunca teve um ponto fixo, mas na última viagem descobrimos este restaurante do Posto Panterão e achamos excelente! Com certeza voltaremos. Como eu não tirei foto no local, peguei esta foto direto do site deles.

5 – O Fazendeiro (Miracaru, SP)

O Fazendeiro é uma das paradas que mais gostamos. Local muito bom pra esticar as pernas, estrutura completa com restaurante e banheiros, e há uma fazendinha e um aquário no local.

6 – Posto Ongarato 500 (Cajati, SP)

Já para o final do dia, nossa última parada costuma ser no Ongarato 500. Um posto com um restaurante e uma estrutura bem legal, com sala de descanso e uma área enorme bem na serra. Esta foto eu peguei no Google Maps.

De Cajati em diante, só fazemos paradas pontuais para banheiro se for necessário. Daqui pra Joinville são quase 4h, e costumamos fazer esta última etapa direto. Como esse trecho que atravessa o Paraná é uma região de bastante serra, ainda não encontramos um local legal para ter como favorito na região. Mas caso conheça, deixa aí nos comentários que com certeza faremos uma visita!

Combustível e pedágios

Meu esquema de abastecimento é o seguinte: saio de Joinville com o tanque cheio, completo o tanque em São Jose dos Campos (dependendo de como você dirigir, no meu caso em direção econômica, chego em São José dos Campos com um pouquinho menos da metade do tanque ainda). Vou para o Rio, faço os passeios e não abasteço por lá. Na volta pra São José dos campos, encho o tanque novamente, chegando com sobra em Joinville (um pouco menos que a metade do tanque).

A cada viagem o valor muda, porque a gasolina só aumentou. E se você dirige rápido, sem aproveitar a paisagem das serras, todo o cálculo acima vai mudar.

Já fiz essa viagem de Sandero 2016 e Ka Hatch 2020, ambos 1.0. O Ka é o mais econômico (e também o mais forte em cv).

Sobre os pedágios, são 18 no total, 9 na ida e 9 na volta. Vai se aproximando do Rio tudo vai ficando mais caro. O primeiro pedágio dentro do estado do Rio já é mais de 15 reais. Ao todo, reserve um total de 200 reais (até o momento deste artigo, com os preços atuais). Eu fiz essas viagens todos os anos usando a Tag do C6 Bank, e passou bem em todos os pedágios.

Vai tirar férias no Rio?

Aproveite e veja nesta nova postagem o que tem pra fazer no Rio de Janeiro!

Marcio Cunha:
Related Post