Review e Teste WiDi da Intel com D-Link DHD-131

A Intel desenvolveu em seus processadores mais atuais uma compatibilidade chamada WiDi (Wireless Display). Os processadores compatíveis com a tecnologia são capazes de transmitir as imagens do monitor do notebook para uma televisão sem usar fios. Efetuamos o teste do WiDi usando um ultrabook Samsung Series 9 900X3D equipado com um processador Intel Core i5, e na televisão utilizamos um adaptador da D-Link DHD-131 usando a saída HDMI para a TV. (VÍDEOS NO FINAL DA PÁGINA)

Informações do notebook participando do teste: Samsung 900X3D com 4GB de RAM, 128GB SSD e Intel Core i5.

Informações do adaptador usado com a porta HDMI da TV: modelo D-Link DHD-131 com saídas vídeo componente e HDMI, exclusivo para uso com notebooks compatíveis com a tecnologia WiDi;

Assim que ligado pela primeira vez, o adaptador e o software WiDi da Intel devem ser pareados. O adaptador exibe na televisão um código que deve ser inserido na guia de adicionamento de dispositivos do software. Este processo é muito simples e dura apenas alguns segundos. Só foi necessário efetuar esta configuração na primeira vez.

Nos testes realizados, a conexão através do software WiDi nativo no ultrabook foi rápida, não havendo complicações ou falha de conexão. O adaptador no vídeo abaixo estava a menos de 3 metros do notebook, mas testamos também a uma distância de 6 metros e a conexão não sofreu atrasos.

O WiDi permite que a televisão seja usada nas funções já existentes do Windows: Como extensor da tela do notebook, como imagem duplicada ou exibido somente na TV. Uma reprodução de vídeo foi testada direto do Windows Media Player e não há atraso na transferência de dados.

Em testes realizados com o Youtube, comparando a reprodução nas duas telas simultaneamente (veja vídeo abaixo) não nota-se perda de qualidade e nem de velocidade em relação a fonte de transmissão. Quando testamos fazer o upload deste vídeo, de 205 MB, a conexão entre o notebook e o adaptador da D-Link desestabilizou e a reprodução da tela do notebook na televisão deu travadas significativas. Deve-se levar em consideração neste caso que todo o teste foi rodado usando a conexão wifi do modem + roteador TP-Link TD-8961.

Por fim, como podem notar no vídeo gameplay de Battlefield 4, a reprodução do áudio é perfeita e não há lags nem atrasos. No nosso vídeo gravado, a reprodução do jogo no Youtube estava a 480P, mas foi testado também a 1080P e a qualidade de reprodução do áudio e vídeo foi exatamente a mesma que pelo notebook.

Dentro das capacidades dos equipamentos usados neste teste, gostei muito do que o WiDi pode fazer, sendo uma boa para exibir em uma tela maior uma apresentação, reprodução de fotos, jogos, filmes e videoaulas com o conforto de não ter que usar fios.

No caso deste teste foi usado um adaptador WiDi da D-Link, pois nas duas TVs disponíveis não havia esta tecnologia embarcada, mas as tvs recém lançadas já possuem tal função, assim como os mais recentes notebooks com processadores Intel. Atentem para estes detalhes na próxima vez que forem comprar uma tv nova ou um notebook novo. Até mais!

Categorias: Análises

0 comentário

Deixe um comentário