Programação Orientada a Objetos

O que são Classes?

Objetos são criados usando classes. (Leia “o que são objetos?“). Cada objeto é o foco da programação orientada a objetos.

Uma classe descreve o que o objeto vai ser, mas é separado do objeto em si. Em outras palavras, uma classe pode ser descrita como um diagrama de um objeto, descrição ou definição. Você pode usar uma mesma classe como diagrama para diferentes objetos. Por exemplo, na preparação para criar um edifício, um engenheiro cria um diagrama, que é usado como base para construção de múltiplos edifícios.

Na programação funciona da mesma maneira, nós primeiro definimos a classe para ser a “planta” ou “diagrama” para criar os objetos.

Cada classe possui um nome, e descreve atributos e comportamento.
Na programação, o termo “tipo” é usado como referência a um nome de classe: Nós estamos criando um objeto que pertence a um tipo específico.

Declarando Classes

Comece sua definição de classe com a palavra “class”. Em seguida, uma palavra que represente a classe, abrindo e fechado chaves. O código declarado vai ficar assim:

class ContaBancaria {
       (ESPAÇO PARA ATRIBUTOS E COMPORTAMENTOS)
};

A definição de classe deve ser encerrada com um ponto e vírgula (“;”).

Criando uma Classe

Vamos criar uma classe e escrever na tela a palavra “Oi”.

class ContaBancaria {
       public:
         void digaOi(){
               cout<<“Oi”<<endl;
         }
};

O próximo passo é instanciar um objeto da nossa classe ContaBancaria, do mesmo jeito que definimos variáveis de tipo.

int main()
{
  ContaBancaria teste;
  teste.digaOi();
}

Nosso objeto chamado de “teste” possui os membros da classe definido. Ressalto que o ponto separador (.) foi usado para chamar o método do objeto.

O que são métodos?

Método é outro termo para o comportamento de uma classe. Um método é basicamente uma função que pertence a uma determinada classe.

Categorias: Sistemas

0 comentário

Deixe um comentário