O que é Tensão de Pico e Tensão de Pico-a-Pico
O texto abaixo, tem como fonte o livro do técnico Gabriel Torres, “Eletrônica para Autodidatas, Estudantes e Técnicos”, achamos a explicação dele sobre tensão de pico e tensão de pico-a-pico muito boa, e decidi por colocar aqui para nossos leitores.
Em uma rede elétrica de 127V por exemplo, o valor de pico da tensão (abreviada por Vp, que é o valor máximo que a onda senoidal atinge) é de aproximadamente 180V. Isto significa que a tensão da tomada vai subindo até atingir o seu valor máximo de +180V, e em seguida vai descendo até chegar a 0V, e depois vai descendo até atingir o valor mínimo de -180V, depois subindo até 0V novamente e começando um novo ciclo. Ou seja, um ciclo da tensão alternada encontrada na tomada é formado por dois semiciclos: um positivo (que atinge até +180V) e um negativo (que atinge até -180V). É como se o semiciclo positivo fosse uma pilha ligada corretamente e o semiciclo negativo fosse uma pilha ligada invertida.
Neste mesmo caso, a tensão pico-a-pico (abreviada por Vpp) será de 360V (180V + 180V); a tensão pico-a-pico é a “distância” entre o pico máximo e o pico mínimo: como temos 180 volts para cima e 180 volts para baixo, a distância entre o ponto máximo e o mínimo é de 360V.