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O que é Salesforce – Entenda

Salesforce: Tudo que você precisa saber!

Atualmente, a tecnologia está presente em todos os âmbitos de nossas vidas: da educação, lazer, entretenimento até o mundo dos negócios. Com as constantes atualizações tecnológicas, empreendedores do mundo todo buscam novas ferramentas que auxiliem no gerenciamento dos seus negócios e relacionamento com os clientes. Uma das tecnologias de peso, atualmente, no mundo dos negócios é a Salesforce.

Ao longo desse artigo, falaremos um pouco mais sobre a ferramenta e sua aplicabilidade no mercado. Tem interesse em saber mais? Continue a leitura!

CRM e sua importância para os negócios

Antes de saber mais sobre o que é a Salesforce, é de suma importância entender o que é uma solução CRM (Por que é importante saber isso? Porque a Salesforce se enquadra nesse tipo de solução).

A sigla vem do nome original, em inglês, “Customer Relationship Management”, que — ao pé da letra — significa “Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente”. As ferramentas do tipo CRM constituem parte fundamental da estratégia de negócios de empresas do mundo todo, e influenciam diretamente sua arrecadação de lucros, redução de custos e fidelização com os clientes.

As soluções CRM funcionam bem porque elas seguem a filosofia de colocar o cliente em primeiro lugar. Sendo assim, elas olham para o negócio com seus olhos, promovendo a entrega de uma experiência de compra satisfatória ao consumidor.

O que nós sabemos?

Segundo dados da SuperOffice, 86% dos consumidores (considere produtos de diversos nichos, incluindo produtos de tecnologia) estão dispostos a pagar mais caro por serviços que lhes ofereçam uma melhor experiência de compra. Além disso, dados também revelam que:

  • Empresas que focam sua atenção na experiência do consumidor geram cerca de 60% mais lucro do que aquelas que não o têm como foco;
  • Um em cada três consumidores deixa de consumir os produtos e serviços de uma marca/empresa após passar por somente uma experiência negativa

Tomar conhecimento dessas informações ajuda a compreender as razões para escolher focar no cliente, não é mesmo?

A efetividade das soluções CRM

Como lidam diretamente com a visão dos clientes, as soluções CRM são capazes de proporcionar às empresas uma visão geral sobre as informações de cada departamento dentro delas. Essas informações, quando bem utilizadas, melhoram a qualidade da comunicação com os clientes e facilitam a compreensão de suas dores nas mais diversas áreas, como: departamento de vendas, marketing e SAC, por exemplo.

Quando implementadas de modo efetivo, as soluções CRM proporcionam às empresas uma oportunidade de fidelizar cada cliente individualmente, bem como uma forma de mensurar seu valor.

Porque você deve utilizar uma solução CRM no seu negócio

Seu objetivo é conseguir cada vez conquistar mais clientes, enquanto fideliza os já existentes? Então, para atingi-lo, aposte em uma solução CRM!

Não importa qual seja seu nicho de atuação, a competitividade sempre existirá, e é preciso jogo de cintura para que seus clientes não acabem criando certo senso de comodidade em cima do seu produto ou serviço, já que isso propicia a busca por outras empresas que também os forneçam.

Como o uso do CRM prioriza resultados e captação de clientes, você não terá problemas para lidar com as necessidades de consumidores com diferentes perfis. Lembre-se: entendendo as dores e necessidades dos seus clientes, você será capaz de oferecer um produto ou serviço que os satisfaça plenamente.

Como funciona um CRM?

Por se tratar de uma tecnologia que dispõe de uma abordagem sistemática para lidar com as relações entre empresa e cliente, soluções CRM seguem um work flow (ou fluxo de trabalho):

  • Marketing para iniciação
  • Processo de venda
  • Gerenciamento de pedidos e solicitações
  • Prestação de suporte ao consumidor

A base das soluções CRM está na forma como são gerenciadas, sendo que os atores — indivíduos que participam de certa etapa de um processo esquematizado — da primeira fase de uma solução CRM são todos os potenciais clientes e consumidores do produto ou serviço em questão.

Já dentro da interface de uma solução CRM, tudo começa com a captação do lead, o consumidor/cliente. A partir daí, cada nova interação será registrada no sistema, possibilitando que 

você possa consultar todos os processos pelos quais já passou, quais suas experiências e ações executadas.

O CRM também atua como um armazenador de dados, possibilitando que nele sejam guardados documentos, registros telefônicos e registros de trocas de mensagens de texto. Essa função de armazenar dados se faz muito útil, principalmente ao lidar com clientes antigos e já fidelizados.

Para recapitular

Agora você já sabe o essencial para entender por definitivo o que é a Salesforce. Então, vamos dar uma recapitulada para prosseguirmos?

Em suma, ao longo do último tópico nós discorremos sobre o que é uma solução CRM. Podemos dizer que é uma categoria de software que tem como função melhorar e facilitar o relacionamento entre empresas e seus clientes, promovendo, por meio de processos automatizados, fidelização, aumento dos lucros, confiabilidade e satisfação.

A solução CRM ideal é aquela que integra todos os departamentos e elementos da empresa e, por meio do work flow, mantém a eficiência dos processos que satisfazem os clientes e consumidores.

O que é Salesforce?

Até aqui, você já sabe tudo o que precisa sobre CRM, certo? Maravilha! Agora, é hora de dar o próximo passo e se aprofundar sobre uma das soluções CRM mais presentes e influentes do mercado: a Salesforce.

Sendo utilizada tanto por micro e pequenas empresas, como por grandes nomes do mercado internacional — como Google e Facebook —, a Salesforce é uma solução que atua diretamente na resolução dos problemas das empresas e nos seus relacionamentos com seus clientes.

A Salesforce é baseada em um sistema de arquitetura multi-tenant. Não sabe o que o termo significa? Deixa que a gente explica: A arquitetura multi-tenant é assim definida quando um software/solução tem seus múltiplos processos rodando em um único servidor físico e vários grupos de usuários, ou até mesmo outras soluções, conseguem acessá-lo remotamente sem que surjam conflitos no caminho. O termo “tenant” vem do inglês, e indica os tais grupos de usuários e soluções externas que acessam a aplicação principal, hospedada.

O principal benefício que esse tipo de arquitetura de software traz é o de proporcionar que vários usuários (no nosso caso, as empresas que utilizam a solução CRM) acessem o software em sua versão mais atualizada. A preocupação com atualizações e melhorias de infraestrutura se fazem inexistentes, já que tudo fica a cargo dos responsáveis pela sua distribuição (e tudo é realizado no lado do servidor físico, que citamos no parágrafo anterior).

Como surgiu a Salesforce

A Salesforce surgiu para suprir uma necessidade de cortar custos para as empresas. Antes da tecnologia vir ao mercado, as empresas que tinham a necessidade de ter uma solução CRM precisavam de um espaço físico e sistema próprios, em suas instalações, para usufruir de seus benefícios.

Desenvolver uma solução CRM própria e ajustar toda a infraestrutura necessária para suportá-la levava tempo e tinha um alto custo. Como a Salesforce mudou isso? Pelo fato de o software contar com sua arquitetura multi-tenant.

Com a constante dedicação de todos os profissionais envolvidos na criação de desenvolvimento da Salesforce, hoje sua empresa desenvolvedora — de mesmo nome, Salesforce — está entre as cinco maiores companhias desenvolvedoras de software do mundo.

A Salesforce se tornou um sucesso por se envolver com o conceito de computação em nuvem, ou seja, todo o processo de instalação, manutenção e reparos foram convertidos em um simples acesso por meio da internet. Isso mudou o modelo de negócios vigente: sem mais contratos a serem assinados ou licenciamentos a serem pagos.

O que dizem as estatísticas

A efetividade e funcionalidade da Salesforce se comprovam por meio das estatísticas. Segundo a Edureka, marketplace global de educação online pela internet, já em maio de 2016 mais de 150.000 empresas contavam com o CRM da Salesforce para gerir seus negócios.

O valor corresponde a cerca de 20% do domínio do mercado global de CRM, superando outros grandes nomes do mercado, como os sistemas SAP (12%), Oracle (9%) e Microsoft (6%).

Além do seu sistema CRM principal, a Salesforce conta com uma plataforma chamada AppExchange, que contém mais de 2.700 aplicações, que já foram instaladas mais de 3 milhões de vezes — 70% das empresas que utilizam o sistema estão registradas a AppExchange.

Os serviços e produtos oferecidos pela Salesforce

Os serviços da Salesforce não se limitam ao seu software CRM principal e sua plataforma de aplicações. Na realidade, por meio da plataforma, é possível ter acesso a uma ampla gama de produtos e serviços na nuvem — serviços esses que funcionam, inclusive, em dispositivos móveis.

Abaixo, trouxemos uma relação com os principais serviços em nuvem disponibilizados pela Salesforce. Confira:

  • Sales Cloud: é a plataforma principal, CRM, que favorece a organização de relatórios de venda, marketing e suporte ao consumidor. É altamente recomendada tanto para empresas que do tipo B2B como B2C.
  • Marketing Cloud: é a plataforma da empresa voltada unicamente ao marketing digital. Ela pode ser utilizada pelos marketeiros na customização da jornada de compra dos clientes, troca de mensagens por e-mail, mensagens de texto, redes sociais, criação de conteúdo e análise de dados em geral;
  • Service Cloud: a plataforma dedica integralmente ao suporte 24 horas ao consumidor. Dispõe de plugins que facilitam a networking, conversação e visualização de estatísticas do analytics;
  • Commerce Cloud: permite que sua empresa ofereça atendimento personalizado à distância para todos os tipos de clientes. Também oferece integração dos seus dados, permitindo uma experiência de compra ainda melhor;
  • Community Cloud: é a ferramenta que serve como plataforma social. Nela, todos os funcionários da empresa podem se comunicar de forma ágil e facilitada — aliás, ela também permite a comunicação direta com parceiros, fornecedores e clientes. Além de permitir a troca de dados e imagens em tempo real;
  • App Cloud: é a ferramenta utilizada por quem precisa de aplicativos personalizados dentro do CRM. Ela contém uma série de ferramentas que auxiliam no cumprimento desse propósito.

Como você pôde ver, a Salesforce oferece vários adicionais à sua plataforma. A Community Cloud, ferramenta para interação social, é um dos diferenciais que mais chama a atenção, junto à App Cloud. Não é à toa que o software detém boa parte do mercado das soluções CRM.

Como fazer parte da Salesforce: empresas e profissionais

A Salesforce dá espaço tanto para empresas que querem usufruir de seus serviços como os profissionais, desenvolvedores e administradores, que têm vontade de atuar com soluções CRM.

Se você é um empreendedor e deseja utilizar o software para gerir seu negócio, pode acessar o site oficial da Salesforce e conferir os inúmeros pacotes que eles têm disponíveis: da versão básica, para micro e pequenas empresas, até a versão mais completa da ferramenta, para grandes empresas que requerem múltiplos níveis de acesso.

É sempre bom testar os produtos antes de comprar, não é mesmo? Por isso, antes de comprar a solução CRM da Salesforce, você tem direito a um teste grátis do software, para a partir daí decidir se vai ou não seguir com sua versão completa.

Os profissionais que buscam novos desafios e conhecimentos na carreira também podem se beneficiar com a Salesforce: há várias comunidades voltadas aos desenvolvedores e administradores dedicados à solução — evidentemente, os profissionais não precisam desembolsar nada para fazer parte das comunidades (você pode procurar por elas em grupos nas redes sociais, também. Elas estão disponíveis em vários países, com profissionais de todo o globo).

Para finalizar

A essa altura, você já sabe o que é a Salesforce. Muito além de uma solução CRM, ela é uma tecnologia que tem plena capacidade para auxiliar nos inúmeros processos e etapas de compra de empresas de todos os portes.

Por ser desenvolvida visando a praticidade e funcionalidade, a solução principal da Salesforce é capaz de atender a todos os tipos de empresas, uma vez que não exige instalações complicadas ou hospedagem customizada em servidores locais. De fato, utilizar a plataforma para gerir e melhorar seu relacionamento com seus clientes é uma ótima escolha.

Você já conhecia e sabia o que é a Salesforce? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião ou pergunta nos comentários. Adoraríamos saber o que você pensa!

Marcio Cunha:
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