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Normas ABNT para relatórios ou trabalhos

Normas ABNT para Relatórios ou Trabalhos: Guia Completo

A “Associação Brasileira de Normas Técnicas” (ABNT) é uma instituição que estabelece diretrizes e padrões técnicos para diversos tipos de documentos, incluindo relatórios e trabalhos acadêmicos. Seguir as normas da ABNT é fundamental para garantir a qualidade e a padronização dos documentos com fins didáticos ou científicos. Neste guia, vamos explorar as principais diretrizes da ABNT para a apresentação gráfica e estruturação de relatórios.

Apresentação Gráfica de Relatórios

Papel e Margens

  • Todo relatório deve ser apresentado em papel A4 de cor branca.
  • As margens de todas as folhas devem ser de 3cm.

Fonte do Texto e Impressão

  • Todo texto digitado deve estar em fonte Arial, tamanho 12. Títulos e subtítulos podem ser digitados em tamanhos 16 e 14, respectivamente.
  • Deve-se utilizar apenas um lado de cada folha branca, observando o espaçamento entre as linhas dos textos, que devem ser de 1,5cm.

Estrutura de Relatórios

Capa

  • A capa deve conter a identificação do projeto, incluindo detalhes como evento, instituição, instrutores, entre outros. Os nomes dos autores devem ser citados em ordem alfabética.

Folha de Rosto

  • Devem ser apresentadas as informações da capa, além da assinatura do responsável e dados da instituição à qual pertence ou foi elaborado o relatório.

Sumário

  • Apresenta a estrutura do relatório, relacionando suas divisões e subdivisões com as numerações das páginas.

Apresentação

  • Introdução que contextualiza o relatório e explica os motivos para sua elaboração. É a partir da apresentação que as páginas começam a ser numeradas.

Justificativa

  • Explica a razão para o desenvolvimento do projeto ou trabalho.

Desenvolvimento

  • Apresenta todas as etapas da temática do relatório, oferecendo uma análise detalhada e explicativa.

Conclusão

  • Apresenta em poucas linhas as deduções e considerações finais a respeito do trabalho realizado.

Cronograma

  • Apresenta o planejamento temporal de todo o desenvolvimento do relatório, exibindo os prazos de execução de cada etapa.

Plano Orçamentário

  • Apresenta os custos referentes ao projeto, quando aplicável.

Agradecimentos

  • Espaço reservado para agradecer e reconhecer a contribuição de participantes e envolvidos no projeto.

Referências Bibliográficas

  • Citações bibliográficas referentes a publicações utilizadas no relatório.

Anexos

  • Inclusão de outros documentos ou artigos relevantes ao relatório, como artigos de revistas.

Resumo

  • Síntese composta por um único parágrafo, em folha à parte, resumindo o conteúdo do relatório ou projeto, com um máximo de 20 linhas.

Ao seguir estas diretrizes da ABNT, você garante a padronização e qualidade do seu relatório ou trabalho acadêmico, facilitando sua compreensão e avaliação por parte dos leitores.

Marcio Cunha:
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