PC Gamer com o Elite 130 da CoolerMaster

Olá pessoal, decidi entrar no mundo dos gabinetes “mini itx”. Vendi meu gabinete MX300 e adquiri este Elite 130 da CoolerMaster, um dos modelos mais compactos da categoria.

Para entrar neste novo ramo, tive que comprar uma nova placa mãe nos moldes mini itx (17cm x 17cm), já que os gabinetes deste tipo só suportam este tamanho exato. Devido a troca da placa mãe, fui obrigado também a trocar meu processador que antes era um FX6300 da AMD. Agora estou com um i3 4160 (equivalente ao anterior). Vale ressaltar que não encontrei até esta data uma placa mãe mini itx com suporte a processadores da AMD. Quando eu tirei as fotos, eu estava montando com uma placa de vídeo GTX550ti, que acabei abandonando e colocando minha R9 280X no lugar (coube perfeitamente). A princípio eu estava montando como uma segunda máquina, mas acabei por decidir torná-la a principal, por isso as fotos saíram também com um par de memórias DDR3 de 8GB genéricas e ainda saíram com uma fonte da Thermaltake que não uso mais.

Resumindo e atualizando minha configuração, agora estou com:

Placa-mãe H81n da Gigabyte, processador i3 4160, 2x4GB RAM Corsair Vengeance, 2 HDs de 7200rpm, fonte CX750 da Corsair, R9 280X da Sapphire e um leitor interno de bluray.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Preparando para algumas horas de diversão

Na foto acima, começo o trabalho de montagem com a ajuda de um tutorial oficial da CoolerMaster no tablet. O primeiro mini itx é sempre o mais difícil!

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Detalhes do interior do Elite 130

Na foto acima, o detalhe do interior do gabinete e o “suporte” da foto que deve ser retirado e parafusado na fonte primeiro, antes de ser parafusado ao gabinete. Nesta gabinete, a fonte fica em cima da placa-mãe, portanto, observe que não poderá usar coolers com altura maior que o cooler box.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Nesta outra foto, um pouquinho da parte frontal do gabinete, ainda precisando ser desvirginado na baia do leitor de bluray.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Uma ajudinha na montagem com o video oficial da CoolerMaster

Tablet em mãos, vou continuando a instalação e me preparando pra fazer um difícil cable-management.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Inserindo o processador na placa-mãe

O primeiro passo em toda a instalação, especialmente quando seu gabinete é um mini itx, é preparar a instalação dos componentes na placa-mãe. Acredite: fazer isso depois com a placa dentro do gabinete será muito difícil! Na foto acima, meu i3 saindo da embalagem para entrar no socket LGA1150 da H81n. Observação importante: para ter suporte aos processadores de quarta geração da Intel, esta placa-mãe deve ter a bios atualizada. Portando, atualize-a se for trocar de processador.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Cooler box instalado

Na foto acima, a primeira etapa da placa-mãe foi concluída. Processador e cooler box original devidamente em seus lugares. A aplicação da pasta térmica não foi necessária, pois a base do cooler box da Intel já possui um gel pré-aplicado.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Fixação da placa-mãe no gabinete e instalação das memórias

Na foto acima, a fixação da placa-mãe no Elite 130 e a instalação dos dois pentes de memórias. Lembrando que posteriormente eu substituí as memórias da foto por um par de Corsair Vengeance. Observe que a placa-,mãe que mede 17cm x 17cm ocupa metade do gabinete.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
HD ou SSD deve ser instalado “no chão” do gabinete

Aqui entra a instalação do HD. Depois da montagem e teste eu tive a idéia de colocar mais um HD, portanto o segundo HD não é instalado no chão, mas sim numa proteção lateral que vai entrar aí na frente do HD desta foto. Observe a comparação de tamanho entre o hd e a placa-mãe.

Na foto abaixo, detalhes da fixação dos parafusos do HD no gabinete, bem seguro e com arruelas emborrachadas.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
HD fixado no “chão” do gabinete

Na foto abaixo, começo a ligação das conexões frontais do gabinete. O problema com o pouco espaço para organizar os cabos já começa a incomodar.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
Interior do Elite 130 com o básico já instalado

Para organizar melhor os cabos da fonte que vai entrar, eu faço a opção de instalar logo a placa de vídeo GTX550ti, lembrando que posteriormente eu coloquei de volta a minha R9 280X da Sapphire, que coube perfeitamente, mas deixou claro que não suporta placas acima de 34cm.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
GTX550ti no seu lugar. 

Ainda na foto acima, observe que mesmo sendo pequena, a GTX550ti já ocupa mais da metade da profundidade do Elite 130.

Montagem do Gabinete Elite 130 para PC Gamer
PC finalizado

Acima, com a fonte colocada, leitor no lugar e cabos parcialmente organizados, finalizo a sessão de fotos do gabinete e deixo as minhas impressões:

Com componentes menores, como os usados nestas fotos, deu pra perceber que embora o gabinete seja pequeno ele é bem confortável de se montar na primeira vez. Quando vocÊ começa a trocar os componentes, como foi meu caso, verá que há algumas limitações, por exemplo o acesso ao cooler e processador é bem ruim devido ao posicionamento da fonte, o acesso geral aoo gabinete é bem ruim quando você coloca uma placa de vídeo grande como a R9 280X, e a arrumação do cabo fica quase impossível quando sua fonte não é modular. Passei por isso quando coloquei minha CX750 da Corsair.

O Gabinete Elite 130 é daqueles que você monta a primeira vez já fazendo tudo o mais certo e organizado possível, pois para abrir depois e substituir ou reorganizar peças, vai ser bem chatinho!


0 comentário

Deixe um comentário