Gerações de Celular 1G, 2G, 3G, 4G e LTE

Cada geração de tecnologia celular tem sido baseada em uma nova tecnologia de habilitação. Abaixo, um rápido resumo em cada geração de tecnologia celular:

Primeira geração (1G). AMPS / aparelhos em ETACS 1980 exigido microcontroladores de baixo custo para gerenciar a alocação de múltiplos FR (rádio freqüência) canais (833 × 30 canais kHz para AMPS, 1000 × canais de 25 kHz para ETACS) e componentes de baixo custo de RF que poderiam fornecer um desempenho aceitável em 800 / 900 MHz.

Segunda geração (2G). GSM, TDMA, CDMA e na década de 1990, baixo custo de processadores digitais de sinais (DSPs) para codecs de voz e tarefas de processamento de banda base, e relacionados com componentes de baixo custo de RF que poderiam fornecer um desempenho aceitável em . 800/900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz.

Terceira geração (3G), W-CDMAand aparelhos CDMA2000 exige-além de baixo custo microcontroladores e DSPs-baixo-custo, sensores de imagem CMOS de baixa potência orçamento ou CCD; baixo custo, a imagem de baixo orçamento de energia e codificadores de vídeo, de baixo custo, memória de baixo orçamento de energia, componentes de baixo custo de RF que podem fornecer um desempenho aceitável em 1900/2100 MHz e tecnologias de alta densidade de bateria .

Além sistemas 3G HSPA e HRPD Enquanto sistemas estavam sendo desenvolvidos e implantados, IEEE 802 LMSC (LAN / MAN Standard Committee) introduziu o padrão IEEE 802.16e para o acesso móvel de banda larga sem fio. Este padrão foi introduzido como um acessório a uma anterior padrão IEEE 802.16 para acesso de banda larga fixa sem fio. O padrão 802.16e empregada uma tecnologia de acesso diferente nomeada OFDMA (Orthogonal Frequency Division acesso múltiplo) e reivindicou melhores taxas de dados e eficiência espectral do que o previsto por HSPA e HRPD. Embora o IEEE 802.16 família de normas é oficialmente chamado WirelessMAN no IEEE, tem sido dubbedWiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) por um grupo da indústria chamado Fórum theWiMAX. A missão do Fórum theWiMAX é promover e certificar a compatibilidade e a interoperabilidade dos produtos de banda larga sem fio de acesso. O sistema WiMAX apoiar a mobilidade como no IEEE 802.16e é referido como MobileWiMAX. Além da vantagem da tecnologia de rádio, MobileWiMAX também empregou uma arquitetura mais simples rede baseada em IP.A introdução de WiMAX móvel levou tanto 3GPP e 3GPP2 para desenvolver sua própria versão para além dos sistemas 3G baseados na tecnologia OFDMA e arquitetura de rede semelhante ao em MobileWiMAX. O sistema além de 3G em 3GPP é chamado evoluiu acesso universal rádio terrestre (evoluído UTRA) e também é amplamente conhecido como LTE (Long-Term Evolution), enquanto a versão 3GPP2 é chamado de UMB (ultra banda larga móvel). Note-se que todos os três sistemas 3G para além nomeadamente Mobile WiMAX, LTE e UMB atender IMT-2000, requisitos e, portanto, eles também fazem parte da família IMT-2000 de padrões.

Long-Term Evolution (LTE) O objetivo do LTE é fornecer uma tecnologia radioaccess de alta taxa de dados, baixa latência e optimizado para pacotes de apoio implantações de largura de banda flexível. O sistema suporta larguras de banda graças flexíveis para OFDMA e SC-FDMA esquemas de acesso. Além de FDD (freqüência duplex divisão) e TDD (Time Division Duplex), halfduplex FDD é permitido para apoiar UEs de baixo custo. Ao contrário de FDD, em semi-duplex operação FDD um UE não é requerida para transmitir e receber ao mesmo tempo. Isto evita a necessidade de um duplexador dispendioso no UE. O sistema é essencialmente otimizados para baixas velocidades de até 15 km / h. No entanto, as especificações do sistema permite o suporte de mobilidade em excesso de 350 km / h com alguma degradação de desempenho. O acesso de ligação ascendente é baseado em única divisão de acesso múltiplo de frequência portadora (SC-FDMA), que promete uma maior cobertura de uplink, devido à relação de potência baixo pico-a-média (PAPR) em relação ao OFDMA. O sistema suporta taxas de downlink de dados máximas de 326 Mb / s com 4 × 4 MIMO (entrada múltipla saída múltipla) dentro da largura de banda de 20MHz. Desde uplink MIMO não é empregado na primeira versão do padrão LTE, as taxas de pico de uplink de dados são limitados a 86 Mb / s de largura de banda dentro de 20MHz. Além do pico melhorias taxa de dados, o sistema LTE proporciona eficiência da célula duas a quatro vezes superior do espectro em relação ao sistema de lançamento HSPA 6. Melhorias semelhantes são observados em células de ponta, mantendo a mesma taxa de transferência da área de floresta como implantado para HSPA. Em termos de latência, o LTE interface de rádio e rede fornece recursos para menos de 10 ms de latência para a transmissão de um pacote da rede para a UE.

1G

AMPS family – AMPS · TACS · ETACS
Other – NMT · Hicap · Mobitex · DataTAC

2G
GSM/3GPP family – GSM · CSD
3GPP2 family – cdmaOne (IS-95)
AMPS family – D-AMPS (IS-54 and IS-136)
Other – CDPD · iDEN · PDC · PHS

2G transitional (2.5G, 2.75G)
GSM/3GPP family – HSCSD · GPRS · EDGE/EGPRS
3GPP2 family – CDMA2000 1xRTT (IS-2000)
Other – WiDEN

3G (IMT-2000)
3GPP family – UMTS (UTRAN) · WCDMA-FDD · WCDMA-TDD · UTRA-TDD LCR (TD-SCDMA)
3GPP2 family – CDMA2000 1xEV-DO (IS-856)

3G transitional (3.5G, 3.75G, 3.9G)
3GPP family – HSPA · HSPA+ · LTE (E-UTRA)
3GPP2 family – EV-DO Rev. A · EV-DO Rev. B
IEEE family – Mobile WiMAX (IEEE 802.16e-2005) · Flash-OFDM · IEEE 802.20

4G (IMT-Advanced)
3GPP family – LTE Advanced
IEEE family – IEEE 802.16m

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe um comentário