Funcionamento do CLP
O CLP, Controlador Lógico Programável (ou PLC – Programmable Logic Controller), surgiu em 1968 com a necessidade de se criar um sistema programável que substitua grandes painéis de relés e circuitos diversos. A partir de 1969 o uso dos CLP`s se expandiu por diversas indústrias devido a sua flexibilidade de operação. Os CLP`s podiam ser programados para diversas tarefas de controle e sensoriamento, além de serem equipamentos pequenos, muito mais confiáveis e de fácil manipulação.
Os Controladores Lógicos Programáveis possuem módulos de entrada e módulos de saída (E/S , I/O), além da interface de programação realizada por norma (NEMA – National Electrical Manufacturers Association) em LEDDER.
Vejamos um exemplo de funcionamento de um CLP: Uma indústria possui tanques com sensores de nível e válvulas. Um CLP, recebe as informações dos sensores processando-as, e caso necessário de acordo com sua programação, o CLP transmite novas informações direcionadas às válvulas para que abram ou que fecham de acordo com o nível requerido pelo Controlador Programável. Assim temos um controle de fechamento e abertura de válvulas de acordo com trocas de informações entre sensores e CLP.
Aguarde novidades.