Vamos citar um exemplo fácil sobre as diferenças entre protocolos, interfaces e endereçamentos. Imagine o seguinte:
Você precisa enviar um recado a uma outra pessoa através dos Correios. Você escreve uma carta, coloca em um envelope, vai até uma agência dos Correios e entrega a carta. Em seguida, os Correios processam os endereços no envelope, faz o caminho para entrega, o destinatário recebe a carta, abre a carta e começa a ler o recado que você enviou a ela.
Protocolo é a definição deste procedimento. É o conjunto de normas para a comunicação entre dois equipamentos. Neste exemplo, você utilizou a escrita no idioma português para enviar um recado para outra pessoa que também sabe ler em português, ou seja, vocês falam o mesmo protocolo.
Quando você precisou enviar a carta, era necessário que este envio seja preparado e enviado segundo regras de endereçamento comum às duas pessoas. Os Correios neste exemplo são a interface de comunicação, ou seja, o meio de envio por onde é garantida a entrega dos pacotes. Podemos dizer ainda, que o envelope da carta continha dados de cabeçalho (Header) que é o conjunto de informações que contém o endereço do destinatário e confirmações de envio e entrega.
No mercado existem muitos protocolos, cada protocolo com suas regras e definições, e muitos deles podem trabalhar juntos, o que caracteriza uma pilha de protocolos.