Slack: Seu uso na Segurança da Informação

 A Slack foi lançada em 2014 e atualmente, fora avaliada em cerca de 5,1 bilhões de dólares. Esta plataforma  foi criada para auxiliar as empresas a melhorarem sua comunicação interna entre os colaboradores. Portanto, pode ser capaz reduzir a necessidade da troca de inúmeros emails. A participação em diferentes reuniões sobre a empresa foi trocada pela ferramenta.

Como Usar o Slack em Tempos de HomeOffice e Segurança da Informação

Apesar de praticamente nova, a ferramenta possui  clientes integrantes de  empresas de todos os gêneros, desde startups como a Pluga e até o AirBnb. Com isso, a plataforma passa também por times de desenvolvimento da NASA e do Departamento de Estado norte-americano.

O que é slack?

O compartilhamento de informações se torna um dos pontos cruciais para melhoria da comunicação dentro de uma empresa. Para o site  pluga.com se torna de extrema importância pois: “Portanto, ser transparente com os dados, compartilhar projetos e processos decisórios, por exemplo, faz com que seu time fique mais integrado e melhore o desenvolvimento do seu produto.”

Por esse motivo, o Slack se torna uma ferramenta de importância crucial dentro de uma empresa. Quer saber por quê? Pois ele pode realizar todas essas tarefas!

Portanto, em suma, podemos classificar essa ferramenta como:   uma plataforma que realiza a comunicação interna para a empresa. Ela abrangente funcionalidades que recordam um chat que também é capaz de realizar chamadas em vídeo. As capacidades de customização e interação entre os participantes se tornam elevadas e de alta qualidade. Além de comandos ágeis, existe a enorme facilidade para compartilharmos os mais diferentes tipos de arquivos.

Adaptação dentro de uma empresa

Com isso, o Slack foi desenvolvido para que as pessoas possam se adaptar ao trabalho em equipe de forma efetiva, assim você pode colaborar com outras pessoas online. A maneira como ocorre esse compartilhamento, é  tão eficiente como se estivessem todos no mesmo lugar.

Os canais utilizados podem ser privados (para conversas específicas entre os membros) ou compartilhados (para colaborar com um compartilhamento entre todos dentro de determinada empresa).

Com isso, o Slack foi desenvolvido para que as pessoas possam se adaptar ao trabalho em equipe de forma efetiva, assim você pode colaborar com outras pessoas online. A maneira como ocorre esse compartilhamento, é  tão eficiente como se estivessem todos no mesmo lugar.

História do Slack

Como já dissemos, a plataforma foi criada em 2014. Conseguindo, portanto, tanto sucesso que é um dos aplicativos que são mais usados dentro de pequenas e grandes empresas. Apesar de muitos usarem o Slack gratuitamente, atualmente,  a ferramenta conta com muito mais de cinquenta mil empresas usando o Slack pago.

A sua história começou com após o desenvolvimento de um jogo online. O jogo era  nomeado de Glitch. Entretanto, este, nunca decolou e foi utilizado. Os desenvolvedores do jogo haviam criado uma ferramenta em que se envolviam uma comunicação interna. Então, em 2014 a ferramenta se tornou uma febre entre todos os usuários.

Hoje em dia, a empresa foi avaliada em 5,1 bilhões de dólares. Com isso, o Slack acaba de se captar em sua próxima rodada de investimentos com mais 250 milhões de dólares. Portanto, pode totalizar cerca de 841 milhões de dólares em arrecadação de investimentos de fundos.

Quais as vantagens?

 Histórico pesquisável

 Quando uma pessoa compartilha suas mensagens e arquivos nos canais públicos, as informações circulam livremente dentro do Slack. Por isso, é possível realizar  pesquisas sobre o histórico de determinadas conversas da equipe no Slack. Assim, pode-se encontrar mensagens e também canais necessários juntamente com pessoas relevantes. Com o histórico passível de pesquisa do Slack, as conversas se transformam integralmente em conhecimento para toda a equipe da empresa.

Crie times e comece a trabalhar

Para começar a usar a plataforma você precisa criar um time. Este, normalmente será por onde poderá ser gerenciada a comunicação interna da empresa ou startup. É possível criar além de um time dentro do seu Slack, por exemplo, se sua empresa for dividida em diferentes partes e unidades de negócios.

Crie diferentes canais

 Para cada time, criam-se canais com seus assuntos de principais interesse. Portanto, devemos citar um exemplo: criação, atendimento aos clientes, produção, desenvolvimentos, suportes e entre outros assuntos.

Esses canais podem ser públicos, (estes, permitem o acesso a todos os participantes da empresa), ou fechados ( quando se está desenvolvendo apenas um projeto específico).

Compartilhe seus arquivos

Além de você poder resumidamente arrastar e soltar imagens para suas caixas de mensagens, o Slack permite que você compartilhe os mais diversos arquivos. E, ainda pode auxiliar a compreender sobre o assunto tratado. Pois o Slack pode criar um ícone explicativo sobre qual é o formato do arquivo, seu tamanho, nome e diferentes outros dados.

Chamadas no Slack

Você pode realizar uma chamada de voz ou vídeo com os outros membros do workspace diretamente do Slack. Compartilhe na sua tela para  poder mostrar aos colegas exatamente o que se está vendo em seu computador. Dá até para fazer desenhos na tela durante o compartilhamento.

Mensagens diretas são possíveis

Deseja falar diretamente com apenas um membro entre os seus colaboradores? Você pode mandar mensagens diretamente para apenas uma pessoa ou grupo de maneira integral. Deste modo, não precisa-se recorrer ao WhatsApp ou Skype para isso, se fazem diretamente pelo Slack. Existem também, muitos profissionais que não gostam de plataformas como WhatsApp para a comunicação entre assuntos da empresa, preferindo portanto, plataformas mais profissionais.

Privacidade e controle de dados

Quando um colaborador sair da empresa ou do time, seu acesso às conversas, projetos e arquivos são imediatamente cortados.

Comandos Slask

O Slack possui uma enorme série de comandos para facilitar para o empreendedor. Por exemplo, se desejar citar uma pessoa específica, use @nomedapessoa, se preferir notificar determinado canal, use #nomedocanal.

Além disso, podemos citar os “comandos Slash”. Estes, são iniciados por uma barra como esta “/”.

Digitando /remind, pode-se receber um lembrete no Slack sobre sua agenda de horários e sobre o que precisa fazer mais tarde. Por exemplo: /remindin3hours para iniciar a reunião com o cliente.

Alguns outros comandos utilizados são:

  • /call: para poder abrir uma chamada de voz.
  • /collapse: quando você deseja esconder as imagens em uma conversa.
  • /expand: para poder desfazer o comando dado acima.
  • /away: alterar seu status, assim, todos poderão saber que está ocupado.
  • /msg ou /dm @nomedapessoa: para mandar uma mensagem diretamente para somente uma pessoa.
  • /apps*: realizar as pesquisas dos aplicativos para o slack em seu diretório.
  • /arquivar: assim, você poderá apenas arquivar seu canal atual sem apagá-lo.
  • /ausente*: altera seus status no canal para ausente.
  • /recolher: recolhe todos os vídeos e imagens incorporadas em seu canal atual.
  • /expandir: Expande todos os seus vídeos e imagens encorpados no seu canal atual.
  • /pesquisar (texto): Pesquisa imagens e seus arquivos na plataforma.
  • /feed ajuda [ou assinar, listar, remover]: Gerenciar suas principais assinaturas.
  • /convidar @alguém [#canal]: Convide um membro para seu canal.
  • /np [alguma descrição do tempo] : Deste modo você pode iniciar a ferramenta em que ninguém poderá te perturbar.
  • /feedback [seu texto]: Envie seu feedback ou sua solicitação de ajuda ao Slack.
  • /msg [#canal] (ou /md @alguém) [sua mensagem]: Desta forma, é possível enviar mensagens a um canal ou uma mensagem diretamente privada para outro membro.
  • /Silenciar: Deste modo, você poderá silenciar determinado participante em seu canal.
  • /remover (ou /expulsar) @alguém: Remover um membro do seu canal atual. Essa ação será restrita somente a proprietários e administradores do seu workspace

Aplicativos conectados

 Adicione apps ao seu workspace, assim,  poderá conectar ao Slack os principais serviços e ferramentas que você já utiliza. Com os  seus aplicativos instalados na plataforma, você poderá trabalhar sem precisar necessariamente sair do workspace Slack. Além disso, o Diretório de apps do Slack, pode oferecer milhares de aplicativos que ajudam a manter a enorme produtividade, melhor organização e maior eficiência.

Quer instalar o aplicativo em seu smartphone?

Para poder baixar o aplicativo Slack em seu celular em português, escolha o link correspondente ao seu aparelho: iOS, Android.

Conheça os preços e pacotes principais

Gratuito: É utilizado por equipes pequenas e que desejam testar o Slack por um determinado período ilimitado. Neste pacote, é permitido o acesso às 10 mil mensagens mais recentes de sua equipe. Também se torna incluso as integrações com outros aplicativos como Google Drive, Office 365 e muito outros. As chamadas individuais de voz e vídeo entre colegas de equipe também são permitidas.

 

Padrão: Serve para empresas que possuem  pequeno e médio porte. Estão presentes todos os benefícios do Plano gratuito e mais:

  • O contexto completo principalmente do histórico de mensagens da sua organização ao seu alcance.
  • Com integrações ilimitadas, reúne-se rapidamente informações e ações em apenas um só lugar.
  • Chamadas de voz em grupo juntamente com chamadas de vídeo com no máximo de quinze colegas de equipe. Podendo, facilitar a comunicação.
  • Colaboração totalmente segura com as principais organizações externas ou seus convidados diretamente no Slack
  • Custa atualmente, cerca de US$ 6,67 / US$ 4/mês*.

 

Plus: Serve para empresas maiores e que buscam ferramentas extremamente  administrativas e avançadas. Neste pacote, está incluso todas as informações anteriores juntamente com:

  • Gerenciamento de forma avançada sobre identidades por meio do SSO. Baseia-se em SAML e da sincronização em tempo real do Active Directory com OneLogin, Okta e Ping
  • Cumprimento de todos os requisitos de conformidade com as exportações corporativas para todas as mensagens.
  • Trabalho em equipe e assistência em qualquer momento, juntamente com a disponibilidade de garantida e uma equipe de suporte durante todo o dia (24 horas), todos os dias, com resposta e problema resolvido em até quatro horas.
  • Atualmente, a plataforma cobra cerca de US$ 12,50 US$ 7,50/mês*.

 

Enterprise Grid: É utilizado por empresas muito grandes ou em setores altamente regulamentados. Além dos benefícios do plano padrão, podemos definir o plano como:

  • Tranquilidade com toda a segurança e conformidade presente em seu nível empresarial, incluindo o Enterprise Key Management e a compatibilidade com a HIPAA
  • Colaboração em grande escala e o suporte se encontra alinhado com até 500 mil usuários. Qua número enorme, não é mesmo?
  • Administração otimizada com controles centralizados e com políticas personalizadas.
  • Suporte exclusivo para equipes integralmente dedicadas à conta e ao atendimento.
  • Para a contratação do plano e o valor do preço, são disponíveis somente ao entrar em contato com a plataforma para mais informações.

Ficou interessado? Olhe os primeiros passos para utilizar a plataforma!

Etapa um: crie um Workspace

Primeiramente, acesse o site  slack.com/create para criar um novo workspace Slack. Você só precisará adicionar um endereço de e-mail que possa acessar sua conta. Assim, você poderá também criar as principais configurações sobre sua empresa.

Etapa dois: gerencie suas configurações e permissões

Antes de poder convidar membros para poderem entrar em seu workspace, recomenda-se que se conheça as principais configurações e permissões dele. Para observar as configurações do workspace, você pode acessar o site my.slack.com/admin/settings em seu navegador.

Etapa três: crie canais de maneira efetiva

São nos canais em que a maioria das conversas irão acontecer nos workspaces do Slack. O canal é onde a equipe pode compartilhar suas mensagens, ferramentas e principais arquivos.

Para que você possa manter seus canais mais organizados, recomenda-se que se desenvolvam estratégias de nomenclaturas. Portanto, é necessário que você defina canais padrão para que se possa adicionar os membros que entram em seu workspace.

Você pode mencionar os colaboradores usando  os códigos citados anteriormente, assim, as conversas poderão ser mais efetivas e aumentar a qualidade entre a comunicação.

Além do canal que você configurou durante a criação do seu workspace, você poderá perceber que existe um canal nomeado como #geral e um #aleatório. Esses são os principais canais padrão do workspace, lá, todos os membros novos poderão ser adicionados a eles.

É muito recomendado, principalmente, usar o canal #geral para realizar seus comunicados, ou seja, recados que todos os funcionários devem e precisam saber.

Etapa quatro: Convide os futuros membros para participar do Workspace

Agora que você concluiu as principais configurações de seu grupo, poderá convidar as pessoas para participar dele, esta parte é importante, não é?

Por padrão, qualquer um dos membros do Slack pode convidar outras pessoas para participar. Os proprietários e administradores do Slack podem restringir sua permissão aos membros para enviar convites. Falando em convites, existem duas formas de enviá-los:

Convite por Email: Digite o endereço de e-mail desejado, juntamente com o nome completo do colaborador que você deseja convidar. Portanto, quando este aceitar o convite, ela irá aparecer no Slack.

Permite a inscrição por e-mail: Quando a inscrição por e-mail está ativada, qualquer pessoa que possui um endereço de e-mail com um domínio aprovado (por exemplo, o site de sua empresa) poderá fazer uma conta e participar do workspace automaticamente.

Etapa cinco: Aplicativos e ferramentas em seu Slack

 O Slack permite que você possa conectar todas as suas ferramentas para trabalhar em somente um lugar, eliminando a necessidade de alternar constantemente entre  todos os serviços.

Aqui, se torna possível encontrar diferentes aplicativos de serviços que já são utilizados no Diretório de aplicativos do Slack. Podem ser incluídas ferramentas como pagamentos e contabilidade, gerenciamento de atividades e muito mais!

Pesquise sobre o Diretório de aplicativos e escolha entre as mais de 1.500 ferramentas desenvolvidas especialmente para o Slack. Quando encontrar um aplicativos para instalar, aparecerão em sua tela algumas orientações. Os membros também podem acessar os aplicativos na barra lateral esquerda do Slack.

Etapa seis: Agora você pode trabalhar no Slack

 Se você é uma pessoa que participa de várias reuniões por semana, experimente aprovar algumas delas em um canal. Reuniões diárias, mensais e semanais, verificações de projetos ou reuniões rápidas com os membros são ótimas opções.

Para ajudar você a iniciar  as reuniões, crie vários lembretes no canal para determinado dia juntamente com horários específicos.

As postagens podem se tornarem ótimas para registrar anotações sobre uma determinada reunião, e até mesmo, compartilhar a programação com os colegas. Portanto, você pode até ativar a edição compartilhada para poder permitir a colaboração.

Etapa sete: Crie reuniões com colegas e colegas remotos

 Com as chamadas de voz e vídeo da plataforma, é possível se comunicar com todos os seus colegas em qualquer lugar neste mundo.

Nos workspaces de planos pagos, se torna possível fazer chamadas em grupos com até 15 pessoas. Além disso, todos os Slack’s contam com o recurso de chamadas individuais, não somente os pagos, os gratuitos estão incluídos neste pacote.

A comunicação se torna a  chave da colaboração entre empresas de todos os portes e estilos. Envie e leia suas mensagens em canais públicos, para assim manter todos informados. Não se esqueça: use @menções para alertar as pessoas específicas. Use o serviço de mensagens diretas para conversas específicas com um ou maias colaboradores.

A comunicação acontece principalmente nos canais:  estes espaços abertos e organizados para mensagens, ferramentas, arquivos e colegas. Devido  aos canais públicos, os colegas de equipe poderão conferir o trabalho que acontece sobre toda a sua empresa. Todos os membros podem participar destes canais públicos. Portanto, o conteúdo compartilhado pode ser até mesmo pesquisado pesquisado. É fácil identificá-los: Existe um determinado   ícone de hashtag ao lado dos nomes dos canais.

E então, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre Slack? Agora, poderá administrar cada vez melhor sua empresa com essa ferramenta.


0 comentário

Deixe um comentário