Testando um transformador

A maneira ideal de se testar um transformador é utilizando um osciloscópio. Mas também é possível testar com a ajuda de um multímetro. Vejamos abaixo:

Teste com o osciloscópio e multímetro – A maneira ideal de se testar um transformador. Com a ajuda de um osciloscópio, compare a forma de onda do primário com a forma de onda do secundário e verifique se esta dentro das características do transformador (abaixador de tensão, elevdor de tensão ou isolador). Caso o transformador esteja ligado na rede elétrica padrão de 50hz ou 60hz, este teste pode ser feito com um pouco menos de precisão usando a escala de tensão alternada de um multímetro;

Testando um transformador com a escala de resistência – Um teste físico pode ainda ser aplicado com a utilização da escala de resistência do multímetro, ou usando um ohmímetro. Neste caso, o trafo deve estar desconectado do circuito. Como o transformador é composto por duas bobinas separadas sem contato, pode se colocar uma ponteira no primário e outra no secundário e verificar se o ohmímetro marca infinito. Se marcar uma resistência, significa que há contato entre as bobinas e o trafo não deve ser mais utilizado. Pode-se ainda testar cada bobina individualmente, neste caso, o ohmímetro deve apresentar uma baixa resistência e caso apresente infinito a bobina esta aberta e o trafo não deve ser substituído.

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe um comentário