Como instalar o pacote LAMP no seu Linux
Aprenda como instalar o Apache, MySQL e PHP no Linux
Olá, nesta postagem vou ensinar a vocês como instalar o pacote LAMP no seu Linux. Testei aqui todos os comandos e instalei o pacote no meu Ubuntu Unity rodando no meu Chromebook de forma bem eficiente! Para instalar o pacote eu criei 6 passos bem simples:
Passo 1 – Instalando o Apache
Para instalar o Apache você vai precisar do pacote apache2. Você consegue instalar pela central de software ou manualmente através do terminal, digitando o seguinte:
sudo apt-get install apache2
Passo 2 – Instalando o MySQL
O segundo passo é instalar o MySQL. Você acabou de instalar o Apache e já já vamos testar se esta tudo ok. Vamos agora ao MySQL, você pode encontrá-lo na central de aplicativos ou pode baixar manualmente, através do comando:
sudo apt-get install mysql-server
Passo 3 – Instalando o PHP
O terceiro passo do nosso processo é instalar o PHP. Para isso, você vai precisa do pacote referente ao PHP5 e da biblioteca compatível chamada libapache2-mod-php5. Não se preocupe se você não entendeu nada, na verdade, para instalar basta você digitar o seguinte código no terminal do Linux (Ubuntu no meu caso):
sudo apt-get install php5 libapache2-mod-php5
Passo 4 – Reiniciando o servidor
Neste momento o pacote LAMP já esta em seu computador, vamos testar? Seu servidor Apache precisa reiniciar após a instalação do MySQL e do PHP. Para ter certeza que isso ocorreu (e corrigir caso não tenha ocorrido), basta digitar o seguinte comando no terminal:
sudo /etc/init.d/apache2 restart
Passo 5 – Verificando o Apache
Aqui a etapa é bem simples: vamos verificar se o Apache já esta funcional e se você já consegue acessar uma página de testes. Para isso, abra seu navegador e digite o endereço http://localhost/. Você será redirecionado a uma página dizendo “It Works!”, parabéns.
Passo 6 – Verificando o PHP
Neste último passo nós vamos verificar se seu servidor Apache já esta trabalhando com PHP corretamente, ou seja, se os scripts em PHP já estão rodando no servidor e sendo transferidos já compilados ao seu navegador. Para essa verificação, você precisa colocar um arquivo PHP na pasta /var/www (esta é a pasta onde seus projetos em PHP deverão ser colocados para conseguir rodar. Lembrando que quem criou esta pasta foi o Apache, que agora é o seu servidor). Caso você queira alguma recomendação de IDE para programar em PHP, clique aqui. Agora, caso você esteja com preguiça ou ainda não sabe programar em PHP, você pode digitar no terminal a seguinte linha de comando, que fará com que o PHP execute um teste de código sem você precisar ter um arquivo na pasta citada acima.
php -r ‘echo “nnYour PHP installation is working fine.nnn”;’
Parabéns, agora você possui um servidor PHP completo no seu sistema! Dúvidas? Comente aqui embaixo:
0 comentário