Como Funciona o Capacitor do Ventilador de Teto
Os motores de baixo torque, como o dos ventiladores de mesa ou de teto funcionam com a necessidade de um capacitor para dar a continuidade da partida. Estes capacitores são os responsáveis por manter e alterar a velocidade constante do motor, e geralmente são capacitores de 10uF.
Quando um motor é projetado para trabalhar com capacitores de 10uF, é recomendável que não sejam feitos “gatilhos”, pois uma capacitância menor ou maior que este valor, vai alterar a vida útil do motor sobrecarregando-o para mais ou para menos.
Quando acionamos uma posição na chave seletora de velocidade através do controle que é instalado na nossa parede, estamos pedindo ao capacitor que altere sua capacitância para determinado valor a fim de reduzir ou aumentar a rotação do motor. Por exemplo: quando queremos uma velocidade baixa estamos usando apenas 3,5uF do capacitor de 10uF. Na velocidade média a capacitância usada é de 6,5uF, e na velocidade total do motor a capacitância usada é de 10uF.
Como o motor é movimentado deste modo, é correto dizer que caso você queira inverter o sentido de rotação do motor deverá primeiramente desligar o controle e esperar o motor parar de girar. Se o motor começar a apresentar uma rotação muito lenta mesmo na velocidade alta, é hora de trocar o capacitor, pois a vida útil ou a utilização errada levou a redução da capacidade de acumular carga.
Como Funciona o Capacitor do Ventilador de Teto |
0 comentário