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Como Criar um Currículo com Qualidade + Dicas LinkedIn

Como Criar um Currículo com Qualidade

Um bom currículo é difícil de fazer. Requer muito pensamento e esforço, e para muitos candidatos alguma ajuda profissional.

A arte de redigir um bom currículo é de fundamental importância e aqui estão algumas dicas que você precisa saber sobre como traçar seu perfil no Linkedin – desde criar um resumo impressionante até vender suas realizações, projetos e habilidades.

Leia sobre como fazer com que seu perfil brilhe – e comece a ser notado pelos recrutadores.

Criando um currículo realmente bom

O que é um currículo?

Um currículo é um registro de informações acadêmicas e profissionais, habilidades, certificações e outros detalhes importantes para o trabalho pretendido.

Currículo é o primeiro contato entre a empresa e um candidato. Pense no seu currículo assim: o currículo é um anúncio e você é o produto. E a partir disso, pense: por que alguém deveria comprar o seu produto?

Para ajudar você a fazer isso confira as etapas para criar um bom currículo.

Etapa 1 – Escolha o formato de currículo adequado

Você não pode simplesmente começar a escrever um currículo colocando suas informações no modelo que você quer.

Confira os três modelos e veja qual deles é mais adequado para sua apresentação:

1- Cronologia Reversa:

Esse é o formato mais tradicional e pode ser usado para candidatos com qualquer nível de experiência. Você coloca ênfase na progressão da carreira.

Mas se você muda de emprego a cada poucos meses ou possui grande lacuna no seu histórico de emprego você não deve usar esse modelo.

2- Funcional:

O formato funcional se concentra em suas habilidades, enfatiza fortemente as qualificações do candidato. Esse modelo é mais adequado pra quem já possui um nível de experiência especializado.

3- Combinação:

O formato de combinação mescla os dois tipos de formatos anteriores. Esse formato é indicado para profissionais com muita experiência em determinado setor.

Etapa 2 – Informação de contato

É importante saber que as informações que você deve incluir dependerão do formato escolhido. Abaixo você confere quais informações você deve colocar e a ordem que você deve adicionar:

Nome – Maior fonte na página

Endereço de correspondência (Opcional) – Alguns trabalhos podem preferir candidatos locais

Número de telefone – Verifique se você possui uma mensagem de voz adequada

Endereço de e-mail – Verifique se é um e-mail profissional

URL do LinkedIn – Plataforma de rede preferida para profissionais

Site (Opcional) – Tem um site, portfólio ou blog relevante? Coloque o URL na seção de informação

Data de Nascimento – Não adicione

Etapa 3 – Escolha uma ótima foto

Escolha uma imagem clara, amigável e profissional. Uma foto pode expressar paixão, energia, carisma e outras habilidades. Então capriche na foto a ser usada.

Etapa 4 – Faça uma introdução

Uma introdução de currículo profissional é super importante. O objetivo da introdução é ganhar a atenção de um empregador, destacando suas habilidades e experiências.

Você tem três opções para a introdução do seu currículo:

Resumo de qualificações – Esse modelo você lista de 4 a 6 pontos de suas conquistas mais notáveis.

Objetivo de carreira – É uma declaração de 2 à 3 frases que fornece uma visão geral de suas habilidades e experiência.

Perfil Profissional – É uma combinação de objetivo de carreira e do resumo das qualificações

No modelo errado o profissional está se concentrando nos deveres diários. Já no modelo correto o profissional mostra habilidades, realizações e experiências.

Etapa 5 – Detalhe sua experiência profissional

Essa seção é o núcleo do seu currículo, você pode intitular como “Experiência de Trabalho” ou “Experiência Profissional”.

Você vai listar suas experiências de trabalho com a posição mais recente.

Organização da Experiência Profissional:

Cargo – Isso deve estar no topo de cada entrada de histórico profissional. Coloque- o em negrito e aumente o tamanho da fonte em relação aos dados do restante da entrada

Empresa, cidade, estado – Na segunda linha inclua o nome da empresa e a cidade e estado do local que você trabalhou

Datas – Adiciona o ano ou o mês e ano. Não precisa colocar os dias exatos.

Principais responsabilidades – Concentre-se nos deveres que são relevantes para o novo trabalho

Principais realizações – Liste aqui as suas conquistas

Dica: Não use voz passiva, pois é pouco clara. Use a voz ativa, pois é concisa e vai direto ao ponto.

Etapa 6 – Lista de Educação

Essa seção é onde você exibe de onde vem a sua base de conhecimento:

– Coloque seu grau mais alto primeiro
– Adicione os outros graus depois
– Se você já possui nível superior, não adicione informações do ensino médio
– Adicione qualquer curso relevante

Dica: Caso você não possua nenhuma experiência, coloque a lista de educação no topo do currículo e sua seção de experiência abaixo dela.

Veja o que incluir na sua seção de educação:

Nome da Universidade/ Faculdade
Localização da Universidade/ Faculdade
Data da Graduação – mês/ ano
Grau

Etapa 7 – Seções adicionais

Habilidades

Não liste habilidades irrelevantes para o cargo. Confira algumas habilidades comuns para colocar em um currículo:

Certificações e Prêmios

Certifique-se de pesquisar quais certificações ou licenças são relevantes no setor que você pretende trabalhar.

Adicionar prêmios ajuda você a se destacar dos concorrentes.

Habilidades Linguísticas

Liste o idioma e sua fluência no idioma.

Publicações e Projetos

Você tem artigos escritos em blog, jornais ou revistas? Se tiver relacionado ao seu campo, adicione o link URL do artigo, ou se não estiver disponível online, faça um breve resumo do trabalho desenvolvido.

Dicas para o LinkedIn

– Escreva seu perfil no Linkedin como se estivesse conversando com alguém. Deixe as pessoas conhecerem você.

– Adicione multimídia ao seu resumo, ao invés de só falar sobre seu trabalho, você pode mostrar exemplos.

– Solicite recomendações no Linkedin. Se você fez um ótimo trabalho peça pra pessoa escrever uma recomendação.

– Atualize seu status pelo menos 1 vez na semana

– Publique sobre temas que você acha relevante, assim você tem mais chances de ser notado

– Tenha pelo menos 50 conexões

– Verifique se seu perfil no Linkedin mostra entusiasmo

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa e muito fácil de usar. Agora aplique as dicas deste guia e verá por si mesmo como o LinkedIn pode te ajudar a ser notado por empresas e recrutadores.

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Marcio Cunha:
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