ITIL 4 – Co-criando Valor
Nos dias de hoje, muitas pessoas, principalmente as que atuam no ramo de tecnologia da informação, já ouviram falar sobre ITIL 4.
Mas você sabe de fato o que é isso e qual sua importância para todos que estão envolvidos neste ramo de atuação?
Com uma função um pouco diferente da praticada durante o lançamento deste recurso, o ITIL 4 passou por diversas reformulações a fim de atender às necessidades das empresas, no que se refere ao gerenciamento de tarefas.
No decorrer deste texto você irá encontrar diversas informações sobre o que é esta tecnologia, quais são seus fundamentos e dados relacionados à certificação.
Então para saber mais sobre esse recurso, continue lendo este post até o final e saiba o que o ITIL 4 tem a oferecer!
O que é a ITIL 4?
Bem, ITIL é uma sigla que quer dizer Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) e é um nome preservado a fim de se reconhecer o valor que a marca possui.
Em poucas palavras, este recurso se trata de um grupo de práticas detalhadas, utilizadas para conseguir o melhor em termos de gerenciamento de serviços.
Ou seja, organizações de todo o mundo voltadas para a tecnologia da informação de qualquer porte podem aproveitar seus padrões, funções ou técnicas. Com isso, conseguirão um nível mais alto no que se refere à realização de suas atividades, projetos e serviços.
No entanto, devido à sua grande evolução com o passar do tempo, e o crescimento na popularidade, ele passou a ser o melhor que se consegue em termos de gerenciamento de TI.
Sua primeira versão foi lançada no Reino Unido durante o ano de 1980, pela Agência Central de Computação e Telecomunicações, a qual pertence ao governo local.
Com o crescimento nas demandas de tecnologia, um conjunto de recomendações foi desenvolvido pela agência, a fim de padronizar os órgãos do governo.
O intuito com essa prática era que padrões e formas de gestão fossem desenvolvidas pelos órgãos, por conta própria, a fim de apresentar novos problemas e situações.
Conforme passou a receber novos mecanismos, por volta de 2001, uma segunda versão foi lançada, permitindo que todo o conteúdo do modelo anterior fosse compilado em apenas nove livros.
Isso permitiu que os aspectos de gestão da tecnologia fossem atendidos com maior eficiência, com o apoio também de aplicativos e serviços.
A terceira atualização chegou por volta do ano de 2007, que contou com cerca de 26 processos e 4 diferentes funções, os quais estavam compilados em cinco livros.
E outras atualizações para a V3 foram surgindo, a fim de tornar o processo ainda mais refinado, oferecendo uma melhoria contínua.
A quarta versão, lançada em 2019, sofreu reformulações também no nome, passando a ser somente ITIL 4.
E como foi possível notar, ele é muito importante para se desenvolver um bom trabalho neste setor. Veja os motivos no próximo tópico.
ITIL – saiba para que ele serve e qual sua importância
Como já mencionado, o ITIL tem por principal intuito promover um grupo de práticas para o bom gerenciamento de tecnologia da informação.
Com ferramentas testadas e com resultados comprovados, ele permite que tanto as empresas que já possuam uma estrutura de TI ativa, quanto as que desejam fazer sua implantação recorram ao sistema.
Além disso, ele veio como uma forma de padronizar os principais termos utilizados no setor, como service desk, requisição de serviço, problema, incidente, etc.
Todas essas linguagens foram padronizadas através do ITIL, nas mais variadas empresas que tiveram o recurso instalado.
Agora, no que se refere aos modelos de ciclo de vida, os seguintes processos e tarefas especiais podem ser cumpridos em:
• design;
• desenvolvimento;
• suporte ou entrega das atividades de tecnologia.
Desta forma, quando uma empresa opta por adotar os modelos ITIL, os processos poderão ser entregues com maior qualidade.
E quem ganha com isso é o usuário, que passa a receber serviços com um nível de consistência ainda mais efetivo.
Vantagens da adoção da ITIL 4 em sua empresa
Como você pode deduzir, o ciclo de vida ITIL oferece uma série de vantagens às empresas que fazem sua implantação.
Veja algumas delas na lista a seguir:
• Incidência de redução quanto aos custos com desenvolvimento e implantação dos serviços;
• Entrega dos serviços com qualidade aprimorada e de maneira constante, proporcionando um alto índice de satisfação por parte dos clientes;
• Redução considerável quanto à ocorrência de falhas;
• Padronização dos termos aplicados permite que a equipe de tecnologia tenha uma comunicação aprimorada, melhorando também seu desempenho.
Principais novidades do ITIL 4
Uma das principais novidades presentes no ITIL 4, é que novas maneiras de fazer a contextualização e de oferecer serviços podem ser notadas.
Deste modo, a adaptação por parte das empresas que o utilizam se dá com muito mais rapidez e total transparência.
Diferente das versões anteriores, esse novo modelo atua com o chamado fluxo de valor flexível, e não mais com o ciclo de vida do serviço.
Antes, para que um determinado serviço atingisse a etapa de codificação, era necessário passar primeiro pelos ciclos de estratégia e desenho.
Já no modelo atual, os mecanismos não tomam como base apenas os processos, o que faz com que ele seja mais sofisticado. A base da ITIL 4 é a criação de valor, ou melhor a CO-CRIAÇÃO DE VALOR!
Os principais elementos presentes no ITIL 4 e qual seu foco?
Bem, antes de entender quais são os principais elementos que regem essa nova versão do sistema, é preciso que você saiba qual é o foco desta experiência inovadora.
Ela foi lançada com o intuito de aperfeiçoar e expandir os conceitos já existentes em modelos das bibliotecas anteriores.
Isso possibilitou que todos os usuários se adequassem com maior eficiência aos desafios que as inovações vindas com a 4ª Revolução Industrial estão trazendo.
Além disso, por meio destes mecanismos é possível que se consiga implantar com mais tranquilidade tudo o que a transformação digital tem a oferecer aos empresários que pretendem se tornar mais competitivos.
Com uma base de referência que traz inúmeros acréscimos positivos, uma abordagem especial quanto às mudanças vindouras é perfeitamente perceptível.
Isso faz com que tudo o que a inteligência artificial está projetando seja bem implementado, a fim de adaptar à realidade das organizações com maestria.
Depois de conhecer todas estas informações, é o momento de verificar quais são os principais elementos desse sistema. Confira:
• SVS ou sistema de valor de serviço: facilita quanto à criação de valores, descrevendo como os elementos devem trabalhar juntos a fim de atingir esse objetivo;
• CVS ou cadeia de valor de serviço: quatro diferentes dimensões que regem a gestão de serviços: essas dimensões são organização e pessoas, informação e tecnologia, parceiros e fornecedores, fluxo de valor e processos, os quais podem variar de acordo com fatores ambientais, políticos, econômicos, tecnológicos, sociais e legais;
• Princípios de orientação;
• Práticas ITIL.
Foco: co-criação de valor. Uma demanda é processada pelas práticas, e transformada em resultados, que geram valor para a organização e para os clientes, gerando assim novas demandas.
Conheça a Certificação ITIL 4 Foundation
Os profissionais da tecnologia que investem em uma certificação ITIL 4 podem obter uma maior competitividade em um mercado cada vez mais acirrado.
Além disso, investir nesse tipo de formação possibilita que eles continuem sempre sendo relevantes.
A fim de oferecer a solução mais adequada, a Axelos desenvolveu um novo programa voltado para a certificação com base no novo ITIL 4, visando possibilitar aos profissionais um melhor reconhecimento no meio em que atuam.
A partir das informações obtidas com o programa, todos os participantes se tornam capazes de fornecer uma gestão mais moderna e eficaz.
Além disso, a implantação deste sistema somente pode ser feita por profissionais certificados.
Para obterem a aprovação e autorização para realizar este tipo de procedimento, os interessados precisam participar de um curso, o qual pode ser feito em modalidade online.
Esse curso pode fornecer aos participantes cinco diferentes níveis, os quais você confere na lista a seguir:
• Certificação para ITIL Foundation;
• ITIL Practitioner;
• ITIL intermediate;
• ITIL Expert;
• ITIL Master.
E para que você esteja melhor preparado para participar de quaisquer uma dessas certificações, poderá tanto estudar por sua própria conta, quanto investir em treinamentos que fornecem o conhecimento necessário.
Vale a pena investir em uma dessas certificações ITIL 4?
Como já mencionado, existem cinco diferentes tipos de certificações ITIL 4, mas muitos se perguntam se vale a pena investir em quaisquer uma delas.
A verdade é que sim, vale a pena, apostar neste recurso e o momento vivenciado durante o ano de 2021 é o ideal para isso.
Existem três diferentes pontos que fazem com que seja importante dar esse passo. Veja quais são eles nos próximos tópicos.
1 – Vivemos em um mercado que exige gerenciamento de serviços
Por viver em um momento em que a transformação digital e economia dos mais variados tipos são assuntos recorrentes no meio empresarial, saber gerenciar bem os serviços por meio destas ferramentas é um grande diferencial.
E como o consumo mundial nos dias de hoje tem sido baseado nos serviços, obter os conhecimentos necessários nessa área tem se tornado cada vez mais importante e urgente.
Um exemplo claro desta nova prática é a assinatura de streaming de vídeo ao invés de adquirir um disco de DVD ou então assinar um plano para uso do Microsoft Office, ao invés de adquirir uma única licença.
Portanto, saber como gerenciar estes recursos com eficiência e qualidade tem se tornado algo cada vez mais crítico em todo o ramo do empreendedorismo.
2 – Obter maiores orientações quanto ao uso e histórico da ITIL
Este segundo fator tem relação direta com a fase histórica da ITIL e é muito importante para todos que queiram entender seu funcionamento com mais riqueza de detalhes.
Nas versões 2 e 3, as orientações do sistema eram muito voltadas para os processos, o que não acontece mais no modelo atual.
Na ITIL 4 é possível ter acesso aos princípios orientadores, os quais visam reduzir os desperdícios e aumentar a utilização de meios para automação.
Assim, implantar o machine learning e a inteligência artificial se tornam tarefas mais simples.
Com isso, o gerenciamento de serviços pode ser feito de forma mais completa, proporcionando inclusive perspectivas, resultando sempre na orientação quanto à geração de valores, independente do uso de práticas ou processos.
Dessa forma é possível utilizar um sistema com uma flexibilidade bem maior do que era visto anteriormente.
3 – Possibilidade de implantação do sistema e resolução de problemas
Este pode ser um dos fatores mais importantes a ser considerado por quem está pensando em realizar uma certificação ITIL 4.
E isso acontece, pois devido aos motivos já mencionados, diversas empresas buscam profissionais qualificados, que sejam capazes de solucionar os mais variados desafios reais da atualidade.
E como a ITIL 4 apresenta uma proposta moderna e inovadora, a fim de resolver as possíveis dificuldades que surjam, a preferência será pelos especialistas neste sistema.
Assim, apresentar um certificado e comprovar os conhecimentos, por mais básicos que seja, já pode ser um ponto positivo para o trabalhador.
Busque se atualizar
É fato que a tecnologia avança de maneira assustadora e com a ITIL esse quadro não é diferente.
Assim, quem já realizou uma certificação voltada para a versão 3 deste sistema precisará passar por uma atualização dos conhecimentos, caso queira continuar atuando com o novo modelo.
Afinal, existem muitas diferenças entra uma versão e outra, o que faz com que os profissionais com a reciclagem tenham um valor mais competitivo que os demais no mercado.
Tenha em mente que devido à grande velocidade nas mudanças, estar sempre com um certificado atualizado pode significar boas oportunidades de atuação em empresas, inclusive multinacionais.
E isso acontece, pois o aprendizado obtido durante o treinamento permite que você se posicione como uma referência no ramo.
Desta forma, empresas que visam uma grande expansão poderão lhe oferecer cargos mais estratégicos e relevantes.
Assim, conseguir o sucesso e realização profissional com uma carreira consolidada na área que escolheu se torna um objetivo mais fácil de ser alcançado.
Outras certificações
Agora se você já possui os níveis mais básicos da certificação para o sistema, e está em busca de conhecimentos mais aprofundados, saiba que existem outras alternativas.
E duas delas podem ser a ITIL 4 Expert e a ITIL 4 Master, que é o nível máximo a conquistar.
Veja nos próximos tópicos um pouco mais sobre o que se poderá encontrar no treinamento.
Certificação Expert
Este nível tem como pré-requisito o Foundation e faz parte de um conjunto de treinamentos, os quais se fazem essenciais para quem deseja obter a certificação completa.
No Expert, duas trilhas com sete módulos serão trabalhadas, permitindo que os profissionais que passarem por ela se dividam em dois diferentes lados.
Um deles é voltado para a parte tática e o outro para quem aprecia promover uma transformação nas empresas, ampliando seu leque de habilidades.
Os módulos que serão vistos durante a certificação são os seguintes:
• Foundation: é um módulo básico e tem por intuito fornecer as primeiras noções aos iniciantes no sistema ou para quem quer se atualizar. Conta com uma prova com 40 questões de múltipla escolha e tem cerca de uma hora de duração. Esta avaliação pode ser feita em português;
• Managing Professional: este é voltado para quem atua liderando equipes de tecnologia ou em ambientes digitais. Para obter essa certificação, é preciso ser aprovado em todos os seus módulos internos;
• Strategic Leader: este capacita o profissional quanto ao gerenciamento de qualquer serviço digital que a empresa possua e conta com uma base mais estratégica. Também possui módulos internos que são pré-requisitos para concluir este nível.
Os profissionais que realizarem a certificação nas duas diferentes trilhas estarão aptos a participar daquela que fornecerá o nível Master, último oferecido para este sistema.
Nível Master
Quando o profissional finalizar todos os módulos anteriores, poderá iniciar a participação na certificação ITIL 4 Master e se tornar o maior especialista no assunto.
No entanto, atingir este objetivo pode não ser uma tarefa fácil e exige muitos conhecimentos relacionados ao sistema.
Portanto, busque o máximo de apoio possível para cumprir esta meta.
ITIL V3 – atualizando para o modelo 4
Se você é um profissional que iniciou sua certificação V3, mas não a concluiu é interessante, segundo recomendações da própria Axelos, que a termine antes de atualizar para o novo modelo.
Quem tiver estes conhecimentos será capaz de cumprir tudo o que é exigido para o nível Expert com maior tranquilidade, inclusive na versão 4.
No entanto, se você obteve o título de especialista ou então conseguiu 17 créditos ou mais, poderá participar do módulo de transição: o Managing Professional.
Desta forma, você conseguirá participar da segunda trilha, realizando em seguida a certificação Master.
Então, não deixe de aproveitar essa grande oportunidade e conseguir os princípios que farão com que você tenha um diferencial no mercado.
Desta forma, você poderá ter muito mais a oferecer às grandes empresas que buscam um especialista capaz de proporcionar algo a mais em relação às mudanças que pretendem implantar em suas rotinas.
No decorrer deste texto, você pôde conhecer inúmeras informações sobre o ITIL 4, desde um histórico dos modelos anteriores, até as principais características da nova versão.
Foi possível encontrar também uma explicação aprofundada sobre o que é este sistema e quais os principais tipos de certificação, e o que fazer para consegui-lss.
Site oficial da ITIL – https://www.axelos.com/certifications/itil-certifications
Caso tenha surgido alguma dúvida, comente aqui embaixo que te ajudaremos!
Faça parte do nosso grupo de promoções no Telegram: https://t.me/proomoamazon
0 comentário