Características da Rede AS-I
Uma das principais redes industriais usadas, a rede AS-I (Actuator Sensor-Interface) é uma das mais simples de ser operada e a de menor custo para ser implantada. Entre as principais características desta rede estão a possibilidade de derivação na rede, montagem em várias topologias, taxa de transmissão em 167,5Kbps, comprimento máximo de 100 metros e tráfego de informações em mestre-escravo com tempo de resposta de 5ms (bem mais rápida que as demais redes industriais).
A rede AS-I esta disponível em três versões: AS-I 2.0, AS-I 2.1 e a versão 3 chamada de AS-I 3.0 que permite um número máximo de 31 dispositivos escravos. Em todas as versões, a distância de operação por trecho é de 100 metros com um consumo máximo de 4A de corrente.
A implantação de uma rede de comunicação AS-I implica em uma grande economia de hardware, já que a alimentação trafega junto com a comunicação, através de cabos AS-I e uma fonte AS-I. Este tipo de rede também pode se comunicar com outros protocolos industriais através de um equipamento chamado Gateway AS-I.