X

Análise do Xbox One S – Vale a Pena Trocar?

Fala pessoal, recentemente vendi meu Xbox One “fat” (se é que se pode já chamá-lo assim :D) para comprar o modelo “S” de 2TB, importado.

XOninho na área!

Ultimamente eu já não estava muito satisfeito com o meu armazenamento interno de 500gb no fat, e como eu transporto meu console de um lado pro outro, ter que andar com um HD externo de 1tb pendurado pelo USB era muito chato!

Cá entre nós, o tamanho do Xbox One Fat era bem avantajado, o que no meu caso ocorria o seguinte quando estava aqui na sala:

Poxa, precisava desse tamanhão todo mesmo??
Como o Xbox Slim está sendo importado por alguns comerciantes e sendo vendido a um preço razoável aos padrões brasileiros, cerca de R$2300 (U$399) a versão de 2TB, resolvi então fazer a loucura de comprar um para vender o outro…
Adeus Xonão…
Então é isso. Peguei o Slim. E como de costume, já fiz o unboxing assim que cheguei em casa com a criança:

O carinha é bem bonitão mesmo. Mas sinceramente não me parece “40% menor” que o modelo padrão como diz a Microsoft. O modelo Slim está do tamanho de um PS4 normal agora (eu já tive o PS4, o comparativo entre One e PS4 está aqui). Seguem algumas fotos:
Detalhe lateral da caixa

Traseira da caixa. Muito legal esses mitos aí 😀
Os antigos botões capacitivos do One foram extintos. Esse símbolo aí do Xbox precisa ser apertado agora para ligar o console. Assim como o botão eject, que agora é um botão mesmo.

O controle é muito bonito. Os toques são nitidamente mais macios e mais silenciosos. A entrada P2 agora está individualizada na parte de baixo. A texturização na parte de trás traz efetivamente mais conforto e grip ao segurá-lo.
Detalhe da parte inferior do controle. Perceba a saída P2 separada.

Detalhes do botão RB E LT no novo modelo. 

Agora o One tem fonte embutida. Você só precisa ligar o fio ali na alimentação direto na tomada. A entrada HDMI In permanece lá. A saída óptica também.

Muitos buracos na carcaça para ventilação. O aparelho é extremamente silencioso.
O bicho é bonito pacas. Mas rola um medinho dele amarelar com o tempo…
No momento em que escrevo isto, meu One está a 72h ligados direto, baixando quase 1TB de jogos. Não percebi qualquer tipo de aquecimento anormal ou barulho, mesmo tendo jogado umas 5h entre estas 72h.

Essa etiqueta ridícula continua vindo colada no drive de disco do Xbox One. Porque diabos isso é necessário??

Parte inferior. Textura plástica/emborrachada. Evitando mais ainda qualquer tipo de ruído causado por tremores de terra na sua região 😀

A questão da garantia

Um dos maiores obstáculos de se comprar algo importado assim é a questão da garantia. Como eu comprei um produto importado, através de uma loja brasileira que emitiu nota fiscal nacional, recebi a “garantia” da loja de 90 dias. Não convencido da situação, pesquisei e vi que os aparelhos vendidos e comprados nos EUA possuem 2 anos de garantia, enquanto os nacionais 1 ano de garantia direto com a Microsoft. Mas como meu console não está sendo vendido no Brasil oficialmente ainda até esta data, liguei para o atendimento ao consumidor e expliquei a eles exatamente meu problema e minha opinião. Veja a experiência que passei assistindo ao vídeo abaixo:

Performance

Na internet, dá pra se ver muitos vídeos técnicos que concluem que o Xbox One S consegue ganhar de 5 a 9 fps em alguns jogos. Bom, pra mim, sabe o que mudou na prática? Isso mesmo: nada. 
Não há diferença no boot, não há diferença no carregamento dos jogos, Recore e Forza 6 continuam carregando absurdos antes de iniciar a jogatina, por exemplo.
Não notei nenhuma diferença no carregamento de qualquer coisa. A única opção a mais nos menus é que agora você pode configurar o IR para ligar sua TV ou sua TV a cabo junto com o console, sem precisar do Kinect mais.
Ah, continua demorando pra instalar os jogos…

Kinect

E falando do kinect, não existe mais a entrada nativa para o acessório, sendo necessário a compra de um adaptador no mínimo feio para esta finalidade. Mais se você trocou seu fat pelo S, a Microsoft te dá DE GRAÇA o adaptador. Eu tentei esta façanha, para mais detalhes clique aqui. O adaptador é o mesmo usado para validar também o Kinect no Windows 10.

Headset não incluído no pacote

Como podem perceber no vídeo unboxing, o kit do Xbox One S não inclui o headset. Mas a versão de 2TB do Slim, vem com um suporte para usar o One da vertical. Somente na versão de 2tb por enquanto! 

Upscale 4K

Sim, o One S possui esse suporte. Mas é completamente inútil, já que se você tem uma TV 4K então é 100% de certeza que sua TV já faça upscale de 1080P para 4K nativamente, tornando este recurso do Xbox One S um simples “enchedor de linguiça” para vender na propaganda. O One não roda jogos em 4K nativamente. Sua tv já fará o upscale automaticamente mesmo no Xbox One normal, até no x360. O maior diferencial do One talvez seja o HDR, se sua tv for compatível com a tecnologia.

Compatibilidade

Todos os jogos do One normal continuam valendo. As retrocompatibilidades confirmadas para o One normal continuam valendo. Todos os acessórios continuam valendo (com o adaptador para o Kinect, claro), até aquele macetão de jogar Super Nintendo pelo navegador Edge continua valendo. Em breve, o One pode ganhar retrocompatibilidade também com os jogos do Xbox original. 

Armazenamento

O Slim é vendido até o momento em kit com 500GB, 1TB (com Halo) ou 2TB. Minha versão de 2TB ficou com 1.5TB disponíveis, após a atualização inicial do sistema.

Vale a pena trocar?

Meu conselho é o mesmo do próprio chefe do Xbox. Você não tem um One? Então já compre o Slim. Se já tiver o One, não vale a troca, melhor esperar a próxima versão que vai rodar jogos a 4K, previamente conhecida como Scorpio. 
Então é isso pessoal, minhas impressões sobre o Xbox One S. Espero ter ajudado.
Vamos jogar? Minha GameTarg é: MarcioSCunha

Assista a esta análise em vídeo:

UPDATE IMPORTANTE:

Peguei um Xbox One X. Leia mais clicando aqui.

Marcio Cunha:
Related Post