Six Sigma – Tudo que você precisa saber!
O método Six Sigma estimula as empresas a buscarem ações que sejam mensuráveis e efetivas, para melhor satisfazer seus clientes, envolver equipes e muitas vezes melhorar sua imagem.
O que é?
Seis Sigmas ou Six Sigma é um Conjunto de práticas estruturadas, desenvolvidas e orientadas para alcançar, sustentar e maximizar os desempenhos dos produtos, serviços e processos, eliminando os defeitos e não conformidades. Diminuindo dessa forma as variabilidades.
Para isso são utilizados conhecimentos Estatísticos, para medir a qualidade de um processo. Mas o objetivo fundamental do Six Sigma é controlar variáveis de processo, para otimizar seus resultados. E tudo isso é feito para uma maior satisfação dos clientes, reduzir os custos operacionais e aumentar a qualidade do Produto
Conceito
O termo Seis Sigma se origina do “Sigma”, símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços. Veja a tabela a seguir.
Histórico
Para podermos chegar ao inicio do conceito Six sigma, precisamos avaliar a evolução do processo de qualidade.
Na época do Feudalismo chegamos à Ideia de escambo (troca de mercadoria), onde a concordância teria de passar por uma “detecção de avaliação” do produto para ser aceito a troca.
Em 16 de março de 1924 o engenheiro norte americano Walter Andrew Shewhart, especialista e pioneiro no controle estatístico de qualidade, definiu um diagrama conhecido até hoje como Carta de Controle.
Em meados de 1950 no Japão do Pós Guerra, o Dr. William Edwards Deming (Ph.D.) — também conhecido apenas por Dr.Deming ensinou altos executivos um pouco do conceito de PDCA. A mensagem de Deming era: melhorar a qualidade diminuirá despesas enquanto aumenta a produtividade e o mercado. Um grande número de indústrias japonesas aplicou suas técnicas e presenciaram um nível de qualidade e de produção nunca vistos.
Em 1954, Joseph Moses Juran foi convidado para dar uma série de palestras no Japão, que mais tarde foram reconhecidas como a base do foco na qualidade adotado pela indústria japonesa do pós-guerra.
Chegando à década de 60, Kaoru Ishikawa desenvolve o círculo de controle da qualidade (CQC).
Famoso pela criação do diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa ou espinha de Peixe).
Em 1979, engenheiros da Empresa Motorola, encabeçada por Bob Gavin e Bill Smith, passaram a mensurar os níveis de qualidade não mais em milhares, mas em milhões de oportunidades. Bill Smith, desenvolveu a estatística e as fórmulas originais que deram início à cultura do Seis Sigmas.
Mas foi Jack Welch, da General Electric que, em 1996, inaugurou o programa de Seis Sigma e deu a ele o reconhecimento que tem hoje.
Metodologia (Quantitativa – Estruturada e Disciplinada)
A metodologia é um sistema de gestão. A sua metodologia se baseia a um alvo de desempenho estatístico. Contribui para a empresa elevar os padrões de qualidade para um nível de excelência que busca atingir um nível de 3,4 PPM, ou seja, 3,4 defeitos a cada milhão de oportunidades. Veja abaixo uma tabela que nos dá uma visão melhor da metodologia.
Escala indica que no nível 1 Sigma, eu tenho 691.463 defeitos por milhão, um número extremamente alto. Significa que apenas 30,85% do tempo eu faço da maneira correta. Mas quando eu tenho um nível 6 Sigma de qualidade, significa que tenho 3,4 defeitos a cada milhão. Esse é um nível de excelência ótimo, pois representa que em 99,9966% das vezes estou fazendo corretamente.
Mas como é colocado em Prática? A Metodologia é baseada em 3 Grandes Fundamentos:
Visão Sistêmica: Foco no Cliente e Resultado da Empresa
Base em dados: Utilização de Ferramentas e Técnicas estatísticas
Capacitação das Pessoas: Que irão resolver os Problemas e fazer as Melhorias.
Visão sistêmica
LEAN: Foco é reduzir os Desperdícios. E na metodologia Six Sigma, é prefinir defeitos resolvendo problemas. O projeto segue duas metodologias inspirada no processo PDCA (DMAIC e DMADV). Onde DMAIC: É usado em processos de Negócios já existentes, e o DMAVID é focado para criação de novos projetos de produtos e Processos. Essas metodologias são compostas de cinco fases cada uma. São.
DEFINIÇÃO: Mapa e Raciocínio, SIPOC, Project Charter
MEDIÇÃO: Histograma, Bloxpot ,Diagrama de Ishikawa
ANÁLISE: Diagrama e Dispersão, Regressão Linear, testes de Hipótese
MELHORIA: 5W2H, 5S, kaizen
CONTROLE: OCAP,POP,POKA Yoke
Capacitação
No Fundamento de Capacitação do Six Sigma, são utilizados os níveis Belts para classificação das Pessoas. Eles devem ser agentes de mudanças em ambiente de melhoria contínua. De forma que um Belts deve possuir a seguintes competências:
– Pensamento sistêmico
– Entender as Variabilidades
– Entender a forma como aprendemos
– Compreender interações entre sistemas
– Compreender as pessoas e suas Atitudes
Yellow Belt: Vai ter noções da metodologia e das ferramentas e vai aplicar seu pensamento para resolver problemas não muito complexos.
Green Belt: A participação em Projetos já se torna Fundamental. Ele é responsável por operacionalizar as implantações.
Black Belt: É um líder .Conhece todas as Ferramentas e a metodologia. Conhece a Fundo as principais ferramentas e estatísticas, responsável por desenvolver e produzir os projetos.
Master Black Belt: Coordenar os Projetos. Ele responde diretamente pelos resultados Financeiros.
Sigma Champion: Suporte Organizacional. São os Executivos e os Champions, que vão definir os rumos dos projetos e suas implantações. Os Champions são um tipo de Facilitador. Quem vai ajudar os Belts.
Certificação
O primeiro passo, para a certificação é a capacitação acadêmica. Com o treinamento os participantes recebem certificado de participação no Treinamento de Green Belts ou Black Belts em Lean Seis Sigma e podem dar início ao desenvolvimento dos projetos.
Para isso siga alguns passos para obter a certificação adequada.
– Faça uma Pesquisa da Unidade Certificadora. Procure analisar os profissionais que irão ministrar os treinamentos, se são Doutores e Mestres. Procure conhecer a história da empresa, qual a motivação para oferecer cursos. Qual a metodologia de ensino e a credibilidade da empresa.
– Se tiver oportunidade converse com alguém que já tenha feito à certificação. Busque em grupos que você faça parte como os grupos do Linkedin, para achar Belts que podem lhe passar alguma noção da certificadora que buscaram.
– Durante o processo de capacitação acadêmica é recomendável se possível o profissional ir tocando um projeto para aplicar a metodologia e ir tirando duvidas com os consultores.
Não existe uma sequência obrigatória e nem restrições entre as certificações Seis Sigma. Por isso você pode almejar qualquer uma das faixas. Mas geralmente é a partir da Faixa Green Belt que você passa a ter a responsabilidade de coordenar um projeto e garantir execução dentro do Programa e de entregar os resultados. Mas se você deseja ser um coach de melhoria ou um instrutor o adequado para você seria o Black Belt.
Levanto em conta esses fatores, percebesse que a faixa mais procurada é a Green Belt. Se você já for Green Belt e quiser se tornar Black Belt, basta fazer o curso complementar, e receberá seu certificado atestando que possui o conhecimento necessário para ser Black.
Uma boa dica para quem deseja fazer uma certificação é que a prova de certificação da ASQ (American Society for Quality) para Green Belts e Black Belts está disponível em português;
Desde 2015 as Empresas podem ser certificadas pela ISO 18404, pela implantação da lean six sigma. Esta ISO propõe-se resolver um problema comum nas Organizações: a capacidade de avaliar a adequação das competências dos candidatos que se dizem “lean experts”.
Realidade Brasil
Toda empresa pode e deve buscar padrões ISSO, mas no Brasil, são as multinacionais utilizam o programa sigma, que investem em infraestrutura e treinamento de pessoal, possibilitando obter os benefícios financeiros almejados.;
Empresas que aplicam o Six Sigma
– AMBEV
– VOTORANTIM
– FORD
– 3M
– NESTLE
– ITAÚ
– JOHNSON&JOHNSON
– HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
O Programa é uma estratégia de negócios que veio para ficar e se difundir, não se tratando apenas de um modismo para as empresas de vários setores. O programa vem se aprimorando desde então, sendo adotado por um numero cada vez maior de organizações.
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