Upgrade do meu PC Gamer 

Em maio, decidi vender algumas peças do meu “antigo” pc gamer para fazer um upgrade “definitivo” no meu mini itx e deixá-lo mais portátil e mais parrudo. Na minha antiga configuração, como você pode ver aqui, eu tinha um gabinete Elite 130 com uma placa-mãe mini itx da Gigabyte H81n, um i3 4160, 8GB de RAM da Corsair Vengeance (2X4GB), minha VGA era uma R9 280X da Sapphire e minha fonte era uma Corsair CX750.

Vendi umas peças aqui e consegui fazer um modesto upgrade, agora estou com: Placa-mãe H97wifi da Gigabyte, 2X4GB Corsair Vengeance, 2 HDs da Seagate de 7200rpm, fonte da Seasonic de 750w (porque não achei a de 520w ou a de 600w), processador i5 4690 e vga GTX 970 OC Mini Itx fabricada pela Gigabyte.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Entrega das peças

Acima, o pacotão chegando em casa. As lojas recomendadas são: Kabum e Pichau. A caixa do gabinete é bem maior do que eu pensava.

Gabinete Corsair 380T

Montando Corsair 380T PC Gamer
Caixa do gabinete Corsair 380T

Acima, detalhes da caixa do Corsair 380T, na cor graphite, que é a cor mais barato comercializado no Brasil. O gabinete pode ser encontrado nas cores branca e amarela. As três cores são muito bonitas.

VGA GTX 970 OC Mini-itx

Montando Corsair 380T PC Gamer
GTX 970 mini

Aqui temos a caixa bem pequena da GTX 970 OC Mini itx. Basicamente esta placa é a mesma GTX 970 de tamanho grande, mas essa foi especialmente fabricada pela Gigabyte para uso em gabinetes mini itx. Optei por ser novidade e recém lançada, mas a GTX 970 de tamanho normal também caberia perfeitamente do Corsair 380T.

Processador i5-4690

Montando Corsair 380T PC Gamer
Processador i5-4690. Mais que suficiente para um computador gamer

Acima meu novo processador, o i5-4690. Processador mais que suficiente para rodar todos os jogos atuais nas condições máximas, levando em consideração que vai trabalhar juntamente com as memórias RAM e principalmente com GTX. A não ser que você seja um entusiasta por overclock ou tenha muito dinheiro de sobra, não há necessidade de um processador melhor do que esse, Recomendo.

PSU Seasonic M12 II EVO Edition

Montando Corsair 380T PC Gamer
Seasonic M12 II Bronze EVO Edition 750W

Acima, minha nova fonte modular da Seasonic, a M12 II Bronze. Para muitos a Seasonic é uma marca conhecida, mas para sua ciência, é a única marca comercializada oficialmente no Brasil que possui 5 anos de garantia com troca imediata pelo fabricante. A placa é ótima, silenciosa, entrega potência real e dá suporte a SLI. O modelo é modular e você pode conferir mais detalhes no vídeo abaixo.

MB H97N-Wifi da Gigabyte

Montando Corsair 380T PC Gamer
Gigabyte sempre com excelentes placas em relação custo x benefício

Esta é a minha nova placa, comprada pelo suporte ao wifi e bluetooth 4 integrados. Possui suporte aos novos processadores Intel de quinta geração. Optei por ela para futuros upgrades, embora eu não pretenda tão cedo fazer algum.

Corsair Vengeance 

Montando Corsair 380T PC Gamer
2X4GB Corsair Vengeance

Minhas Corsair Vengeance ainda estão vivas depois de terem passado por uns 3 gabinetes antes do Corsair 380T. Ambas funcionam muito bem e graças aos dissipadores cheio de estilo, nunca esquentam.

HDs Seagate Barracuda

Montando Corsair 380T PC Gamer
2 x Seagate Barracuda de 1TB

Ainda acho que os HDs valem mais a pena que os SSDs pelo preço. Ainda usarei meus Barracudas de 1TB por uns anos, embora eu possa cogitar uma idéia de comprar um SSD somente para o sistema operacional.

Sistema Operacional

Na minha opinião, de nada adianta você comprar bons equipamentos com boa tecnologia, se tudo isso vai rodar em cima de uma arquitetura de software desatualizada e não otimizada. Aqui não tem jeito: É Windows 8.1 e futuramente o Windows 10. Com minha VGA já estou pronto para o suporte ao “milagroso” DirectX12.

A Montagem

Aqui começo o processo de montagem dos componentes no Corsair 380T. Usar este gabinete é bem mais prazeroso que no Elite 130, embora ele também tenha as dimensões maiores. Bom… pelo menos possui uma alça para transportar! Mas vamos lá:

Montando Corsair 380T PC Gamer
Manuseando a menina

Feito o unbox da placa-mãe, bem bonita e bem acabada por sinal, vou fazendo mais uma checagem visual e percebo que a placa tem uma proteção metálica abaixo, no suporte do processador. Legal, ajuda na dissipação do calor e deixa com um visual mais moderno:

Montando Corsair 380T PC Gamer
Detalhes da parte inferior da placa

Abaixo, você está vendo o cooler Tt NIC L31 120mm da Thermaltake. Logicamente que no i5-4690 eu não iria confiar no cooler box, então pra garantir, encaixei essa criança aí e digo que mesmo rodando os jogos mais pesados, o i5 com ele nunca passou dos 54 graus. Excelente! Vale lembrar que no Corsair 380T você não vai poder usar coolers maiores do que esse cara da foto.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Tt NIC L31 120mm. Só alegria 
Ao instalar o dissipador e o cooler me deparei com um medo inesperado: fiquei na dúvida se não ia atrapalhar os slots de memória, já que as Vengeance são bem gordinhas devido ao dissipador. Mas ocorreu tudo bem, e você verá nas próximas fotos.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Ufa! Pelo menos as memórias nunca vão sentir calor
Montando Corsair 380T PC Gamer
Interior frontal

Acima, uma foto do interior do gabinete. A “organização” de cabos que você vê já veio de fábrica… tive que pensar o que eu ia fazer com isso. Observe que ele vem com um cooler frontal de 140mm com led, que pode ser substituído por dois de 120mm ou um de 200mm.

Abaixo, a traseira do gabinete com o espelho da placa-mãe já no local e a fonte também. O cooler traseiro de 120mm já vem de fábrica e não possui led.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Visão traseira do Corsair 380T

Aproveitando a foto acima em que a fonte de alimentação já está colocada, é importante ressaltar que o gabinete só aceita PSUs de até 160mm. Foi sofrido colocar a Seasonic aí, pois o meu modelo mede 170mm e ficou muito apertado na parte de dentro, uma vez que os cabos batem na divisória com as baias de 3,5pol dos HDs. Estas baias são removíveis, e se você não utilizar HDs convencionais você ganha mais espaço. Este não é o meu caso. Como o modelo da minha PSU é modular, então deixei bem apertado mesmo, mas bem estável.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Quase pronto!
Montando Corsair 380T PC Gamer
Destaque para as antenas embutidas já na placa-mãe
Montando Corsair 380T PC Gamer
Espaço de sobra entre a placa-mãe e o cooler frontal
Na foto acima, perceba que sobra um espaço bem legal entre a placa-mãe e a ventoinha frontal. Neste espaço está localizado abaixo a baia dos HDs de 3,5pol. No espaço em si, nada foi “programado” para estar lá, deixando assim um espaço bom para passagem e arrumação dos cabos.
Na foto abaixo, e já com a placa de vídeo instalada, observe que o equipamento já está ligado com todas as ventoinhas no controlador que mostrarei logo a seguir. Perceba ainda que embaixo da placa de vídeo fica o compartimento para duas unidades de 2,5pol.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Vista lateral com gabinete finalizado

Abaixo, vista frontal do Corsair 380T sem a tampa do filtro. Veja o espaço para colocar um cooler de 200mm, melhorando a absorção de ar frio. Observe que pelo ângulo, dá pra perceber que o ar frio entra pelo primeiro cooler e passa direto pelo do processador, em seguida sai pelo de 120mm traseiro.
Observe ainda que na parte da frente sem a tampa, ainda é possível colocar ou organizar alguns cabos. Na foto, o cabo do controlador com as três saídas de controle está amarrado ali.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Vista frontal ligado
Abaixo a placa de vídeo GTX 970 OC mini-itx. A Gigabyte fez um excelente trabalho com o equipamento, visto que apresenta a mesma performance da placa de tamanho original, só que com consumo e aquecimento menores. A placa de vídeo mini-itx também ocupa o equivalente a dois slots PCI-E no gabinete, e ainda oferece suporte a 6 monitores e SLI.

Montando Corsair 380T PC Gamer
GTX 970 mini. Um único conector de energia de 8 pinos
Montando Corsair 380T PC Gamer
Antena e base inclusas neste modelo de placa-mãe

Aqui em cima temos o kit de antenas da placa-mãe H97n Wifi. O cabo incluso é grande e não vi a necessidade de desenrolar ainda. A base é magnética e permite acoplar as antenas em qualquer lugar metálico.

Na foto abaixo, veja que existe uma chave de liga/desliga referente à lâmpada interna do gabinete. A pequena lâmpada ilumina bem, e junto com o vermelho da frente do gabinete, dá um efeito bem bacana quando seu gabinete esta ligado em um ambiente escuro.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Acende a luz!
Montando Corsair 380T PC Gamer
Como você pode imaginar, fechar e abrir o gabinete é bem fácil e não requer nenhuma ferramenta. As laterais abrem como porta de carro e desencaixam completamente.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Uma última verificada para aprovação do técnico
Montando Corsair 380T PC Gamer
Fechando com a tampa da frente

A tampa da frente do 380T fecha por encaixe. Há dois pontos de encaixe suave nas laterais superiores. Na parte de baixo é apenas encaixe.

Montando Corsair 380T PC Gamer
Chernobyl?
Montando Corsair 380T PC Gamer
Gabinete finalizado, na foto de baixo é possível ver a alça que facilita o transporte entre quarto/sala (no meu caso!)

Montando Corsair 380T PC Gamer
O gabinete fica bem pesado após montado. Mas compensa pela praticidade da alça para transportar
Montando Corsair 380T PC Gamer
Na última foto acima, é possível ver os detalhes dos leds em vermelho neste modelo e o controlador com 3 velocidades das ventoinhas. No meu caso, usei duas saídas do controlador apenas: liguei o cooler frontal e o traseiro. Mas já estou pensando em ligar o cooler do processador no controlador, pois assim posso sempre deixar em máxima rotação. Lembrando que todas as ventoinhas inclusas são bem silenciosas.
Nota 10! Assista no vídeo como ficou:

0 comentário

Deixe um comentário