Estas são as melhores distros Linux

A plataforma Linux/GNU é criada seguindo padrões de código aberto. Para que uma distribuição seja considerada de código aberto, ela não pode ser vendida ou ter o conteúdo comercializado. Essa característica possibilita que engenheiros de sistemas ou até mesmo grupo de usuários modifiquem o código fonte para criação de um novo sistema operacional baseado no Linux. Cada sistema criado é chamado de “Distro”. Várias distros já se popularizaram entre os usuários do Linux, e aqui apresento as principais.

O primeiro e talvez a mais famosa distribuição Linux é o Ubuntu. O Ubuntu possui interface organizada e característica, já possui serviços online próprio de backup e até mesmo sistema operacional móvel.

Variantes do Ubuntu, temos o Ubuntu Mate e o Lubuntu. O Ubuntu Mate destaca-se pela facilidade de instalação e suporte a muitos aplicativos conhecidos, como Firefox e Steam. O Lubuntu é uma versão criada para computadores com baixas especificações. Ele usa uma interface LXDE, este tipo de interface é mais simples e mais leve, alguns consideram mais bonita, mas o fato é que é um sistema compacto e completo.

O openSUSE é outra distribuição das mais usadas. Destaca-se pela flexibilidade da interface e pelas atualizações automáticas de todos os seus aplicativos instalados. Usa uma interface YaST, com um portal onde é possível gerenciar todo o computador.

O Mint é um sistema muito estável e oferece um excelente suporte multimídia. Possui também um gerenciador de atualizações de aplicativos e suportas vários tipos de interfaces. É facilmente instalado via USB ou DVD.

Outra distribuição importante é o Debian,uma das mais antigas. Seu principal foco é para servidores e estações de trabalho. Sua interface mais usada é a Gnome, e já vem com diversos aplicativos de produtividade pré-instalados.

Por último, não posso esquecer do Fedora. O Fedora é um sistema com três perfils: Você escolhe se que baixar a versão de estação de trabalho, a versão baseada em núvem ou uma versão voltada a servidores.

Compare aqui todas as versões citadas:

Ubuntu – site oficial
Lubuntu – site oficial
Mate – site oficial
openSUSE – site oficial
Mint – site oficial
Debian – site oficial
Fedora – site oficial

Categorias: Sistemas

0 comentário

Deixe um comentário