Conceito de pipeline
Este é um comentário da categoria “Sistemas de Informação”. Clique aqui e veja todo o conteúdo.
Na busca por métodos de buscar instruções na memória com mais rapidez, desenvolveu-se o que hoje conhecemos como “memória cache”, que são um conjunto de registradores antigamente chamados de “buffer de busca antecipada”. Quando o processador precisa de uma instrução, ele vai primeiro à esta memória antes de esperar por uma conclusão da leitura da memória principal (RAM).
A técnica chamada de “pipeline” permite que o processador realize esta busca de forma mais rápida, a busca funcionava assim: A instrução vai para uma fila de memória dentro do processador e esta fila de instruções só andava quando uma instrução era completada após um número x de etapas. Com o desenvolvimento da técnica, esse processamento não fica limitado a apenas uma instrução por vez, mas sim a uma instrução por etapa. Enquanto uma instrução está na etapa 2, a fila já leva a primeira instrução para a etapa 1… enquanto a instrução que estava na etapa 2 vai para a etapa 3, a que estava na etapa 1 vai para a etapa 2, e assim ganha-se desempenho no processamento.
O tempo final que todos os processos seriam concluídos não é alterado, mas a quantidade de instruções que são processadas nesse mesmo tempo, são muitas.
Alguns problemas ainda surgem usando o método pipeline, como por exemplo conclito de estrutura ou conflito de dados.
Leia também: Conceito de buffer overflow
0 comentário