Como funciona controle com PID?

O controle com PID (Ação Proporcional, Integral e Derivativa) é o mais completo tipo de controle utilizado em sistemas de malha fechada. Cada ação deste processo funciona da seguinte maneira: A ação proporcional (P) é a responsável por eliminar as oscilações no resultante do controle, oscilações estas formadas por controles ON e OFF repetidamente. A proporcional é um valor de controle que tenta corrigir o valor final do processo para minimizar os efeitos destas oscilações.

A ação integral (I)tem por finalidade eliminar o desvio de offset, isto é, o valor da ação integral vai atuar no processo enquanto existir uma diferença entre o valor desejado e o valor obtido no processo, atuando de forma lenta até eliminar esta diferença. A ação integral é mais requisitada em processos longos ou que requerem um nível alto de confiabilidade.

A ação derivativa (D) atua no processo de modo a fornecer uma correção antecipada ao desvio x tempo no processo, a ação derivativa é usada principalmente em processos longos e com mudanças lentas, pois ela previne o sistema quanto ao aumento do desvio diminuindo assim o tempo de resposta da correção.

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe um comentário