Normas ABNT para Relatórios ou Trabalhos: Guia Completo
A “Associação Brasileira de Normas Técnicas” (ABNT) é uma instituição que estabelece diretrizes e padrões técnicos para diversos tipos de documentos, incluindo relatórios e trabalhos acadêmicos. Seguir as normas da ABNT é fundamental para garantir a qualidade e a padronização dos documentos com fins didáticos ou científicos. Neste guia, vamos explorar as principais diretrizes da ABNT para a apresentação gráfica e estruturação de relatórios.
Apresentação Gráfica de Relatórios
Papel e Margens
- Todo relatório deve ser apresentado em papel A4 de cor branca.
- As margens de todas as folhas devem ser de 3cm.
Fonte do Texto e Impressão
- Todo texto digitado deve estar em fonte Arial, tamanho 12. Títulos e subtítulos podem ser digitados em tamanhos 16 e 14, respectivamente.
- Deve-se utilizar apenas um lado de cada folha branca, observando o espaçamento entre as linhas dos textos, que devem ser de 1,5cm.
Estrutura de Relatórios
Capa
- A capa deve conter a identificação do projeto, incluindo detalhes como evento, instituição, instrutores, entre outros. Os nomes dos autores devem ser citados em ordem alfabética.
Folha de Rosto
- Devem ser apresentadas as informações da capa, além da assinatura do responsável e dados da instituição à qual pertence ou foi elaborado o relatório.
Sumário
- Apresenta a estrutura do relatório, relacionando suas divisões e subdivisões com as numerações das páginas.
Apresentação
- Introdução que contextualiza o relatório e explica os motivos para sua elaboração. É a partir da apresentação que as páginas começam a ser numeradas.
Justificativa
- Explica a razão para o desenvolvimento do projeto ou trabalho.
Desenvolvimento
- Apresenta todas as etapas da temática do relatório, oferecendo uma análise detalhada e explicativa.
Conclusão
- Apresenta em poucas linhas as deduções e considerações finais a respeito do trabalho realizado.
Cronograma
- Apresenta o planejamento temporal de todo o desenvolvimento do relatório, exibindo os prazos de execução de cada etapa.
Plano Orçamentário
- Apresenta os custos referentes ao projeto, quando aplicável.
Agradecimentos
- Espaço reservado para agradecer e reconhecer a contribuição de participantes e envolvidos no projeto.
Referências Bibliográficas
- Citações bibliográficas referentes a publicações utilizadas no relatório.
Anexos
- Inclusão de outros documentos ou artigos relevantes ao relatório, como artigos de revistas.
Resumo
- Síntese composta por um único parágrafo, em folha à parte, resumindo o conteúdo do relatório ou projeto, com um máximo de 20 linhas.
Ao seguir estas diretrizes da ABNT, você garante a padronização e qualidade do seu relatório ou trabalho acadêmico, facilitando sua compreensão e avaliação por parte dos leitores.
0 comentário