A LPI é uma instituição sem fins lucrativos que promove o uso do Linux através de seu programa de certificação. Uma das principais características, é que ela é independente da distribuição, ou seja, independente da versão do Linux que você usa, ainda assim se beneficiará desta certificação.
Certificações LPI
A LPI trabalha hoje com 6 certificações, cada uma exigindo um nível de conhecimento.
LPI Essentials – A mais recente das certificações. Criada para atender profissionais de um nível mais básico, abordando as principais distribuições. A certificação Essentials (cód 010-160) pode ser visualizada aqui.
LPIC-1: Primeira certificação no programa profissional da LPI. Foca em comandos, estruturas e na administração dos sistemas.
LPIC-2: Segunda certificação, tem como requisito a LPIC-1. Habilita o profissional a administrar pequenos-médios ambientes.
LPIC-3: Voltada para profissionais e representantes Linux. É dividida em três especializações: Mixed Environments, Virtualization and Containerization e High Availability Systems and Storage.
A LPI Essentials é o ideal para começar a formar conhecimento no Linux. Aborda a estrutura e conhecimento básica, que auxiliará na conquista da certificação LPIC-1, que de fato é a primeira do cronograma profissional.
Conquistando a certificação
Para se certificar, é necessário de credenciar numa instituição preparatória (no Udemy e outros é possível achar treinamentos preparatórios). Na grande maioria dos cursos, há a indicação de como fazer as certificações, direto pelo site do instituto. O voucher da prova é adquirido em dólar, portanto, é uma boa ideia escolher um bom curso preparatório.
Materiais de apoio
Abaixo, deixo alguns materiais para apoio para quem quer estudar Linux e conquistar uma certificação na área. São materiais reconhecidos no mercado e que possuem versões em português brasileiro.
2 – Linux: A Bíblia
3 – Comandos Linux
0 comentário