O Que é SCRUM e Como Obter Certificação
Todo profissional que já trabalhou em algum momento de sua vida profissional com projetos, as chances de você atuar aplicando os princípios do Manifesto Ágil (SCRUM) são bem grandes. Quem não implementou esse tipo de prática em sua carreira certamente ao menos já ouviu falar dela em algum momento.
Mas você realmente tem ciência sobre o que de fato é o Manifesto Ágil (SCRUM)? Entende como eles influenciam a elaboração e desenvolvimento de projetos? É justamente sobre tudo isso que falaremos ao longo desse artigo.
Explicaremos o que é o manifesto Ágil (SCRUM), como ele funciona, quais são as vantagens e benefícios dele e o que deve ser feito para a obtenção do certificado. Aprecie a leitura!
O histórico da criação do Manifesto Ágil (SCRUM)
Por volta dos anos 2000, um grupo composto por pessoas altamente influentes na comunidade do Extreme Programming reuniu-se para debater vários aspectos que estão presentes no processo de desenvolvimento de softwares com Extreme Programming.
Nessa discussão, foram suscitados questionamentos a respeito dos impactos da burocracia envolvida nesse processo e a quantidade exagerada de formalização com documentos contidos no XP.
Em decorrência dessas críticas, passou a discutir-se sobre as vantagens e os benefícios de novas metodologias que se opunham a essa burocratização e formalização exagerada. Criou-se então os chamados Lightweight Methods.
As pessoas ali presentes notaram que haviam pontos de convergência entre ambas as metodologias, os quais mereciam olhares mais apurados.
Foi nesse momento que eles elaboraram o que recebeu o nome de Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, mais conhecido sob a alcunha de Manifesto Ágil ou simplesmente Agile.
O que é o Manifesto Ágil (SCRUM)?
O Manifesto Ágil é então nada mais, nada menos que uma série de princípios que tinha como intuito servir de guia para as práticas de gestão de projeto, sob uma ótica bem diferenciada daquela que eles possuíam até então.
Ele foi considerado um elemento revolucionário, pelo fato de ter refutado as premissas e práticas mais importantes e utilizadas no desenvolvimento de sistemas pelos atores desse segmento.
O Manifesto Ágil é um documento determinou a base para o surgimento de simplesmente todas as técnicas e metodologias ágeis da contemporaneidade. Entre as pessoas que assinaram esse manifesto estão Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os fundadores do SCRUM.
Esse Manifesto é composto por 12 princípios e 4 valores.
Os 4 valores do Manifesto Ágil
Os 4 valores do Manifesto Ágil são:
Indivíduos e interações, muito mais que ferramentas e processos
É necessário compreender que a criação de software se constitui em uma atividade humana e que o grau de qualidade da interação entre as pessoas pode solucionar problemas graves de comunicação. É claro que as ferramentas e processos tem sua utilidade.
Software em funcionamento mais do que documentação abrangente
O modo mais fácil de saber se uma equipe de trabalho construir algo significativo é com o software funcionando perfeitamente. O que os clientes querem mesmo são resultados e isso pode ser obtido quando o software está funcionando de forma plena. A documentação tem sua relevância, porém só quando necessário e se agregar valor ao projeto.
Colaboração com o cliente, mais do que negociação de contratos
É imprescindível atuar em parceria com a clientela e não “contra” ela ou ele contra a companhia. O que deve existir é uma atuação colaborativa, as decisões tomadas de forma conjunta e trabalho de equipe, onde todos se unem em prol de um objetivo.
Responder a mudanças mais do que seguir um plano
Elaborar produtos e softwares são um cenário repleto de incertezas e por essa razão não é conveniente gastar tempo e esforços em planos grandes demais e com muitas premissas. O que deve ser efetuado é a aprendizagem com o auxílio dos feedbacks e informações e remodelar o plano a todo instante.
O que é e como funciona o SCRUM?
O SCRUM é um método ágil direcionado para a gestão e também o planejamento de projetos de software. Aliás, é o mais famoso de todo o mundo. No SCRUM, os projetos são constituídos de subdivisões em ciclos (normalmente mensais) que recebem a alcunha de Sprints.
O Sprint funciona como um Time Box no interior do qual uma série de atividades precisam ser executadas. As funções que serão implantadas em um projeto permanecerão em uma listagem chamada de Product Backlog.
O SCRUM é um instrumento bastante eficiente que viabiliza o controle de modo eficaz e eficiente do trabalho, elevando o potencial dos times que se dedicam a favor de um objetivo em comum. É um método extremamente importante para as companhias hoje em dia, pois facilita a delimitação de objetivos e a fazer tudo dentro do prazo estipulado.
Como obter certificações Agile e SCRUM?
Para obter as certificações Agile e/ou SCRUM é necessário realizar um treinamento junto a uma das empresas certificadoras existentes. Não há uma empresa ou certificação central e tampouco é possível estipular qual a melhor, pois todas são boas e possuem suas qualidades.
Outra coisa muito importante saber é que há diversas certificações parecidas e com o mesmo objetivo, porém que são mantidas por certificadoras distintas. As diferenças entre elas são mínimas no que se refere ao conteúdo, nível de dificuldade do teste, reconhecimento por parte do mercado e por fim valores e critérios para certificação.
As mais renomadas e reconhecidas certificações em SCRUM e Agile (Manifesto Ágil) de todo o planeta são:
Agile Scrum Foundation – ASF – EXIN
Certified Scrum Master CSM – Scrum Aliance
PMI Agile Certified Practioner – PMI-ACP – Project Management Institute
Scrum Fundamentals Certified Credential SFC – SCRUMStudy
Professional Scrum Master I – PSM I – Scrum.org
Preparando-se para conseguir a certificação Agile e SCRUM
Dada a tamanha relevância do Manifesto Ágil (SCRUM), conseguir uma certificação desse tipo pode incrementar bem o seu currículo. Procure ler materiais sobre o assunto, sobretudo livros e faça simulados. Faça um curso ou treinamento Scrum/Agile e obtenha a sua certificação com uma empresa responsável, idônea e que faz um trabalho de qualidade.
Praticar aquilo que foi aprendido no processo de certificação permite a você não somente assentar os conhecimentos que adquiriu, mas traz inúmeros para a empresa em que atua.
Meu certificado SFC oficial. Não deixe de investir na sua carreira pelo menos uma vez ao ano! |
Espero ter ajudado vocês!
0 comentário