Estes 5 comandos nunca devem ser usados em sistemas Linux

Todos nós sabemos que sistemas Linux são tendenciosos a operações via terminal, uma vez que todos os processos devem ser feitos e validados como um usuário root no sistema.
Por conta disso, uma vez que você tem acesso de usuário root, você pode modificar qualquer coisa dentro do sistema, e existem coisas que não devem ser feitos por usuários “comuns”.

Aqui deixo uma pequena relação de comandos que não devem ser executados sem ter um forte motivo pra isso.

O primeiro comando é o rm -rf. Este comando se executado com alguns parâmetros a mais pode ocasionar em perdas de arquivos importantes para o sistema. O comando “rm -rf/” por exemplo, elimina tudo de forma forçosa do diretório raiz…

O segundo exemplo é o comando de mover um diretório, usando o /dev/null. Ou seja, tudo movido para esse diretório “fantasma” desaparece do sistema.

O terceiro é uma operação chamada de fork bomb. :(){:|:&};: . Uma função que quando chamada duas vezes (usando o “:”) congela o sistema.

O quarto comando é o mkfs.ext3 /dev/sda. Ele vai danificar alguns setores do HD e formatar imediatamente.

O quinto e muito perigoso também é o comando dd if=/dev/random of=/dev/sda. Ele vai escrever dados aleatórios no bloco dev/sda e vai deixar o sistema irrecuperável!

Quer testar estes comandos? Crie uma máquina virtual e verifique a veracidade de cada um. Comentem!

Categorias: Sistemas

0 comentário

Deixe um comentário