O Ubuntu 16.04 já está entre nós! Se você ainda não testou o sistema, clique aqui e conheça, recomendo sempre a utilização de softwares de código aberto, pois é uma boa prática.
Neste post vou listar 5 coisas que você pode, e deve fazer, ao iniciar o Ubuntu 16.04 pela primeira vez. Então vamos lá:
1 – Verifique as últimas atualizações de última hora
Por mais que você tenha acabado de baixar a última versão do sistema no site do Ubuntu, atualizações de última hora podem ter sido lançadas para corrigir algum erro reportado por feedback da comunidade, ou mesmo apenas uma correção de estabilidade para mais tipos de hardware.
Verificar atualizações é bem simples: Na Dash do Unity (Unity é como é chamado a interface padrão do Ubuntu), clique em “Verificar atualizações”. Se o software encontrar alguma atualização, atualize!
2 – instale drivers gráficos para o Linux
O Ubuntu suporta a maioria do hardware da Intel e Nvidia, permitindo a você escolher livremente o hardware que quiser e drivers proprietários ou de código aberto. Para obter o melhor desempenho para seu hardware, é sempre recomendado estar com a última versão dos drivers instalada, principalmente se você pretendo jogar usando o Steam, no Linux. Faça isso:
Abra a guia “Software & Updates”, depois clique na aba “Drivers adicionais”, e siga o passo a passo na tela, checando os boxes e aplicando as mudanças.
3 – Habilite o “minimizar com clique”
Clicar em um ícone de aplicativo para abri-lo e depois clicar novamente para fecha-lo parece interessante, não? Pois essa função não vem habilitada de “fábrica”. Para habilitar, abra o prompt de comando e digite o código:
gsettings set org.compiz.unityshell:/org/compiz/profiles/unity/plugins/unityshell/ launcher-minimize-window true
4 – Mova o dock do Unity
gsettings set com.canonical.Unity.Launcher launcher-position Bottom